Direitos do consumidor

BLACK FRIDAY - Confira as dicas do Procon BV para boas compras

Para não cair na “black fraude”, é preciso cautela, planejamento e muita atenção a preços e promoções

Por Fábio Cavalcante

06/11/2024 - Última atualização 06/11/2024

A "Black Friday" é um evento de compras famoso pelos grandes descontos e promoções em uma variedade de produtos, desde eletrônicos e roupas até eletrodomésticos e artigos para casa. Nesse ano, ela ocorre em 29 de novembro. E como é de praxe nessas relações de consumo, é preciso muita atenção para não cair numa “Black Fraude”. Para isso, o Procon Boa Vista preparou algumas dicas especiais sobre o tema.

1- Planeje e não haja por impulso: Não caia na “lábia” das “publis”! Faça uma lista do que realmente precisa e defina um orçamento. Evite compras impulsivas ou que não “caibam no bolso”.

2- Compare preços: Pesquise os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday para ter certeza de que as ofertas são realmente vantajosas. Utilize sites de comparação de preços e acompanhe as promoções durante a semana que antecede o evento.

3- Fique atento aos "gatilhos mentais": As empresas usam táticas para levar o consumidor a comprar mais, como "ÚLTIMAS UNIDADES!" ou "DESCONTOS POR TEMPO LIMITADO!". Por isso, mantenha a calma e não se deixe levar pela pressão.

4- Verifique a reputação da loja: Antes de comprar, certifique-se de que a loja é confiável e oferece um bom serviço de atendimento ao cliente. Leia avaliações de outros compradores. Além disso, leia os termos e condições das ofertas, como prazos de entrega, políticas de devolução e custos de frete.

5- Venda casada: O fornecedor pode oferecer produtos vinculados em uma promoção, desde que os produtos também possam ser adquiridos separadamente e essa informação deve estar clara no anúncio. Entretanto, acontece a “venda casada” quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro produto se adquirir o segundo. Neste caso, o Procon Boa Vista alerta que a prática é configurada como ilegal e abusiva, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

6- Documente tudo: Não deixe de guardar todos os comprovantes relacionados à compra, inclusive o código de rastreamento, pois isso vai garantir, dentre outros direitos, o de arrependimento (saiba mais abaixo).

7- Política de parcelamento: O ideal é sempre fazer pagamento à vista. Mas se a opção melhor for o parcelamento, se atente às diferenças de preços entre as modalidades de compra. As lojas podem mudar o valor conforme o tipo de pagamento escolhido, desde que seja informado ao consumidor.

8- Para reclamar com razão: Importante lembrar que o consumidor tem prazo de até 30 dias para reclamação relacionadas a bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Dentro desse prazo, o consumidor pode acionar os canais de atendimento do vendedor, e se não tiver sucesso, pode formalizar reclamação no Procon Boa Vista (saiba mais abaixo).

9- Compras online requerem mais cuidado: Por questões de comodidade, muitos preferem comprar pela Internet. Porém, antes de clicar em “Enviar para o carrinho” e inserir os dados do cartão de crédito, o consumidor deve antes verificar se o site é confiável. O endereço da loja virtual deve começar com “https://”. Além disso, o site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja ou endereço eletrônico para ser contactada. Em caso de dúvida, basta consultar portais como o Site Confiável e o Reclame Aqui.

Antes de clicar em “Enviar para o carrinho” e inserir os dados do cartão de crédito, o consumidor deve antes verificar se o site é confiável

10- Direito de arrependimento: Se a compra for online, via telefone ou por meio do WhatsApp, o consumidor tem direito ao arrependimento. O Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece o prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto, para desistir da compra. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. Porém, se a compra for em loja física, é preciso verificar a política de devolução da loja.

PROCON BOA VISTA – Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado a compras no comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br, e pelo Instagram @proconboavista. A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 - Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista - aba DIREITO DO CONSUMIDOR.