Educação

LAÇOS EDUCATIVOS - Cerca de 16 mil atendimentos foram ofertados através de projeto de alfabetização inclusiva

A Prefeitura de Boa Vista em parceria com UNICEF, UFRR e Instituto Pirilampos estimulam aprendizado lúdico e acolhedor por meio de atividades pedagógicas supervisionadas

Por Laura Silvestre

há 2 horas - Última atualização há 2 horas

Dez escolas de Boa Vista foram contempladas com o projeto “Laços Educativos”, uma parceria da prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Pirilampos. Durante seis meses de ações, o projeto promoveu práticas pedagógicas de alfabetização e letramento para alunos em situação de vulnerabilidade. Nesta quinta-feira, 28, professores e bolsistas apresentaram os resultados da prática educativa na Escola Municipal Newton Tavares. 

"Ver o impacto positivo no aprendizado delas nos enche de orgulho", contou secretária adj. de Educação e Cultura

A secretária adjunta de Educação e Cultura, Meyre Jane Gomes, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da inclusão e aprendizado dentro das unidades de ensino. “Favorecendo a aprendizagem dos alunos e promovendo o respeito pela diversidade, a ação proporciona um olhar individualizado para os alunos. Estamos muito felizes com os resultados alcançados, é nítido a evolução das crianças. Ver o impacto positivo no aprendizado delas nos enche de orgulho”, contou.

Projeto Laços Educacionais registrou 16 mil atendimentos durante os 6 meses em atividade

A ação registrou mais de 16 mil atendimentos a crianças e adolescentes, entre o 1º e o 5º ano. Sendo identificados 348 alunos com idades entre 12 e 17 anos apresentando distorção idade/série. Durante a execução, estes jovens receberam suporte específico por meio do projeto.

Professora Danielle Varjão e suas bolsistas, Rikaelle Magallanez e Wesnnen Caroline

“Unimos forças para trabalhar de maneira mais intencional, com o objetivo de dar um apoio pedagógico ainda mais direcionado às crianças que estavam com dificuldades, principalmente na área da alfabetização e leitura. Além do desenvolvimento cognitivo, conseguimos reduzir os preconceitos no ambiente escolar e uma maior integração entre os alunos”, compartilhou a pedagoga da Escola Newton Tavares, Danielle Varjão.

PROJETO LAÇOS EDUCATIVOS

O projeto foi lançado em resposta ao aumento do fluxo de alunos migrantes desde 2017. Tem como objetivo promover a alfabetização e o letramento de crianças em situação de vulnerabilidade, criando um ambiente escolar inclusivo que valorize a diversidade cultural.

Entre os meses de maio e novembro de 2024, 30 estudantes da UFRR, dos cursos de Pedagogia, Letras e Artes, participaram de atividades pedagógicas supervisionadas. Cada grupo, composto por três bolsistas, atuou em uma escola, desenvolvendo atividades lúdicas e acolhedoras. O projeto também é base essencial para a construção de escolas bilíngues e inclusivas em Boa Vista.

Nayana Goes destaca como o projeto também é importante para construção de escolas bilíngues

“Reconhecer a presença de uma segunda língua no cotidiano escolar é valorizar essa riqueza no processo de aprendizado. É uma forma da comunidade escolar se aproximar dela de forma mais natural e fazer isso no Ensino Fundamental, enquanto crianças ainda estão passando pelo processo de alfabetização”, explica Nayana Goes, chefe em exercício do UNICEF em Roraima.

"Espero contribuir com o que aprendi com meus futuros alunos", ressalta bolsista Rikaelle Magallanez

Rikaelle Magallanez, bolsista do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima, compartilhou como a experiência proporcionou enriquecimento acadêmico para sua conclusão de curso. “Consegui observar as estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula, me ajudando a entender como posso aplicá-las no futuro, além de proporcionar uma ótima experiência do que é ensinar de forma lúdica e inclusiva em sala de aula. O projeto foi uma grande oportunidade de aprendizado, espero contribuir com o que aprendi com meus futuros alunos”, contou.