Boa Vista foi contemplada pela 4ª vez consecutiva com o SELO UNICEF (2021-2024). A entrega da certificação ocorreu durante a cerimônia promovida nesta sexta-feira, 6, no Tribunal de Contas de Roraima (TCU). A iniciativa reconhece o compromisso do município com a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente na região da Amazônia Legal brasileira.
O selo é articulado pela Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) e conta com mobilizadores nas secretarias de Saúde (SMSA) e Educação (SMEC). A conquista ocorreu devido ao cumprimento de 7 resultados sistêmicos, entre os quais se destacam: Semana do Bebê, busca ativa na identificação de crianças fora da escola, ampliação de vagas na rede municipal, criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e a adesão à busca ativa vacinal.
Compromisso com a Primeira Infância
A capital detém o selo desde 2009 e, segundo a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez é reflexo do compromisso da gestão em garantir os direitos das crianças e adolescentes.
“Sem dúvida é resultado de muito comprometimento, trabalho sério e dedicação com iniciativas voltadas à Primeira Infância. Tudo isso coordenado pelo prefeito Arthur Henrique, que sempre coloca as pessoas em primeiro lugar, buscando reduzir desigualdades sociais. Estamos muito orgulhosos e felizes com mais essa conquista”, garantiu.
A chefe do escritório do UNICEF em Roraima, Nayana Góes explicou que o selo é uma pactuação com o município que se compromete a garantir direitos das crianças e adolescentes.
“Mais uma vez, em um ciclo de 4 anos, Boa Vista implementou ações com foco nos direitos das crianças e adolescentes, melhorando seus indicadores. Por isso, a capital está sendo contemplada mais uma vez, por possuir uma gestão que se propõe a alcançar esses resultados”, explicou.
SOBRE O SELO – O Selo UNICEF é uma iniciativa global do Fundo das Nações Unidas para a Infância e incentiva os municípios a melhorarem a qualidade de vida das crianças e adolescentes, garantindo saúde, educação e proteção social.
Ao aderir ao selo, Boa Vista se compromete a monitorar indicadores sociais e implementar ações que promovam os direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além disso, a iniciativa visa ajudar no cumprimento de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, reforçando o impacto positivo que uma gestão focada na infância tem sobre o desenvolvimento local.