Integrantes do Coral do Servidor participam de primeira aula de 2024

Os encontros vão ocorrer todas às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h, no Palácio 9 de Julho

Por Laura Silvestre

19/02/2024

Nesta segunda-feira, 19, ocorreu a Aula Inaugural do Coral do Servidor no auditório do Palácio 9 de Julho, abrindo os trabalhos de 2024 do projeto que existe há sete anos através do Programa Servidor de Valor, em parceria com Instituto Boa Vista de Música (IBVM). O objetivo é proporcionar aos servidores e aposentados momentos de interação social, criatividade, lazer, aprendizado e superação através da música.

Coral do Servidor está abrindo os trabalhos de 2024

As aulas vão ocorrer todas às segundas e quartas-feiras, das 08h às 10h, no auditório do Palácio 9 de Julho. Atualmente, o programa conta com a participação de 55 servidores, sendo eles 25 novos integrantes que fazem parte das secretarias municipais como SMAG, SMEC, SEMGES, SMSA e SEPF.

"Espero participar até os últimos anos de minha vida", diz Dona Jô

A aposentada Jô Matias participa do coral desde sua fundação. Ela se diz grata por todo o aprendizado que vem recebendo desde então. “O coral para mim é tudo. Significa muito para a minha vida. É a minha paixão. Falem mal de todos, mas não falem mal do coral. Espero participar até os últimos anos de minha vida”, contou.

A secretária municipal de Gestão Social, Nathalia Cortez, esteve presente na aula inaugural e expressou satisfação com o retorno das atividades, além de reforçar a importância da música para saúde mental dos profissionais.

“Além de fazer diferença na vida dos integrantes, o Coral do Servidor também faz diferença na nossa. É um projeto que proporciona muita alegria. É um momento que todos se reúnem para espantar a tensão do dia a dia de trabalho. Como dizem, ‘quem canta os males espanta’. Então, participar de momentos como esse representa valorização aos nossos servidores”, disse.

Atualmente, o Coral do Servidor conta com a participação de 55 integrantes.

Os integrantes do coral aprendem todas as técnicas necessárias sobre canto coral, utilizando uma metodologia que compreende aulas de tessitura vocal, aquecimento, técnica e dinâmica. Além disso, são trabalhados repertórios voltados a cantores básicos, médios e avançados, coristas e pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho (oradores, professores, entre outros).