Com a proposta de reforçar a Atenção Primária à Saúde (APS), a Prefeitura de Boa Vista contratou 211 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 30 Agentes de Combate a Endemias (ACE), aprovados em processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A ação ocorreu nesta sexta-feira, 2, no auditório da Faculdade Cathedral.
Com a nova contratação, a Rede Municipal de Saúde passa a contar com mais de 500 ACS e 163 ACE no quadro de profissionais que integram as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipes de combate a doenças como a dengue, zika e chikungunya.
O prefeito Arthur Henrique ressaltou que a gestão está transformando Boa Vista na capital com a maior cobertura de equipes de ESF, que hoje chega a 82%, sendo referência para as demais capitais. Ele destacou ainda uma novidade para os agentes de saúde e endemias que trabalham em regime CLT, que serão contemplados com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
“Esses profissionais não tinham uma previsão de crescimento da carreira por ser estática. Agora, com essa inovação, eles serão contemplados com tabelas de crescimento da carreira, como qualquer outro profissional que trabalha dentro da Prefeitura de Boa Vista. Estamos garantindo hoje novos direitos a esses servidores que fazem um trabalho tão importante para a saúde do município”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, destaca que essas medidas fazem parte do conjunto de ações implementadas para melhorar a saúde na capital roraimense. “Estamos passando por um processo de reestruturação e ampliação dessas equipes. No ano passado, ampliamos o quadro de ESF de 60 para 141 equipes. Então, esses profissionais vêm justamente para compor e reforçar o trabalho em campo no dia a dia”, disse a secretária.
A nova agente comunitária de saúde, Késia de Sousa, que agora integra o quadro da APS, afirma que pretende desempenhar um bom trabalho com a população. “Acredito muito na beleza de cuidar e se doar pelo outro e vejo que o ACS desempenha muito bem esse papel. É ele que vai levar informação e aproximar o cidadão da unidade básica de saúde. Pretendo ser uma excelente profissional”, disse.
Já no quadro de agente de endemias, Maria das Graças fala da expectativa em trabalhar diretamente com a população boa-vistense. “Estou com todo o gás e pretendo dar o meu melhor, visitando a casa dos moradores, orientando e também ajudando a combater o mosquito Aedes Aegypti”, frisou.
Boa Vista + Saúde: Com o Plano Executivo de Ampliação e Qualificação da APS do Futuro, lançado no ano passado, Boa Vista já atingiu as seguintes metas: 82,2% de cobertura de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF); 41,92% de Equipe de Saúde Bucal (ESB); 141 equipes de ESF completas implantadas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS; 50 equipes de ESB completas com cirurgiões dentistas e técnicos de saúde bucal; 134 médicos do Programa Mais Médicos.