Direitos do consumidor

DIA DO CONSUMIDOR - Procon Boa Vista se destaca nacionalmente por resolver 90% das demandas

Em dez anos, foram mais de 30 mil atendimentos pelo órgão de defesa do consumidor

Por Fábio Cavalcante

14/03/2024 - Última atualização 14/03/2024

O 15 de março foi a data escolhida para marcar o Dia Internacional do Consumidor. E há dez anos, por meio da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor – Procon Boa Vista, a prefeitura vem atuando para garantir o bem-estar dos boa-vistenses nas relações consumeristas, de forma que o órgão hoje se destaca nacionalmente, sendo responsável por alcançar a marca de 90% de resolutividade das demandas atendidas.

Em dez anos, o órgão fez mais de 30 mil atendimentos na capital, tendo como principais assuntos tratados renegociação de dívidas, planos de saúde, educação e serviços como telefonia, turismo, entre outros.  Vale destacar que o Procon Boa Vista é membro dos conselhos de Defesa dos Usuários de serviços de telefonia das empresas Tim, Vivo e Sky (sendo eleito pela população para ocupar estes espaços), além de ser membro titular do Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (CDUST/ANATEL).

O protagonismo do “Procon BV” envolve fatores como o pioneirismo em implantar, há uma década, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) em Boa Vista. Posteriormente,a plataforma foi substituída pelo Proconsumidor e, novamente, Boa Vista foi a primeira capital da região Norte a utilizar o serviço. Somente com essas ferramentas, foram mais de 18 mil atendimentos.

Ações de fiscalização e orientação do Procon BV no comércio local: confiança e credibilidade

Além disso, a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, representando o Procon Municipal de Boa Vista, integra a Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), onde já ocupou assento no Conselho Fiscal. Na diretoria da Região Norte, cumpriu três mandatos, na Secretaria Executiva dois mandatos, bem como na Vice-presidência, posição esta que ocupará até 2025.

Na semana passada, Sabrina foi eleita como uma das duas Conselheiras Fiscais do Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados. Por fim, além dos Conselhos acima, atua também na Presidência do Conselho Municipal de Defesa dos Consumidores. Para ela, a participação do Procon Boa Vista resultou em atendimentos a ações que beneficiaram muitos consumidores, não só locais, como de outros estados brasileiros. E o Dia do Consumidor é uma data para lembrar as conquistas garantidas à população e a preservação de seus direitos.

“Ao longo dos anos, os consumidores foram conquistando seus direitos e, na nossa Constituição, a partir da sua promulgação em 1988, é que temos esses direitos inseridos como prioritários. Tivemos muitos ganhos na defesa dos consumidores e isso só mostra que, a cada dia, os consumidores vão conquistando novos direitos. Por isso, é importante ter um dia para lembrar do passado, quando o consumidor não tinha tantos direitos e o hoje, quando a maioria das pessoas está ciente dos seus direitos e busca lutar por eles”, disse a Secretária.

O órgão conta com canais diretos com empresas que facilitam a resolutividade das demandas dos consumidores

Além disso, Sabrina ressalta que a confiança dos consumidores no Procon BV e sua credibilidade estão entre os diferenciais do órgão. “Não à toa, a ‘marca’ Procon é uma das mais confiáveis em recentes pesquisas nacionais. Temos canais diretos com empresas que facilitam a resolutividade das demandas que chegam até nós e, com isso, conseguimos resolver em torno de 90% dos casos que chegam no órgão. Entretanto, nem sempre conseguimos ajudar, mas o consumidor pode ter certeza de que, possuindo direito, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para resolver o seu caso”.

Sabrina Tricot, secretária executiva de Defesa do Consumidor: "A marca 'Procon' é uma das mais confiáveis do país"

Mês do consumidor – Ao decorrer do mês de março, o Procon Boa Vista vai desenvolver uma série de ações que envolvem fiscalização, orientações e sensibilização quanto aos direitos do consumidor. Um exemplo é o lançamento do novo selo que será entregue aos lojistas de Boa Vista. Além disso, haverá orientações sobre consumo consciente e ações em parceria com outros órgãos, como Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).

Procon BV sempre participa das ações "Prefeitura com Você"

O órgão também vai integrar a mobilização promovida nacionalmente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) entre os dias 15 de março e 15 de abril, com o “Mutirão de Negociação e Orientação Financeira”, voltado aos consumidores que necessitam renegociar dívidas em atraso com bancos de todo o país. Vale destacar que o Procon BV também estará presente na ação “Prefeitura com Você” e em outras atividades voltadas para os servidores municipais.

Novo prédio – Para melhor atender a população e oferecer serviços ainda com mais qualidade, o Procon Boa Vista conta com prédio próprio, localizado na avenida Ville Roy, n.º 6606, Centro. Para Sabrina, isto representa mais uma vez o cuidado que a atual gestão tem em cuidar da população.

Novo prédio do Procon Boa Vista, localizado na avenida Ville Roy, n.º 6606, Centro

“O prefeito Arthur Henrique sempre busca a melhoria da prestação dos serviços oferecidos em sua gestão. E com o prédio novo, temos a implementação dessas melhorias. Estamos com um espaço novo, aconchegante, totalmente modernizado, para recebermos os consumidores boa-vistenses. E além deles, nossos servidores também contam com um espaço adequado de atendimento e equipamentos novos” contou.

Vista interna do novo espaço: mais aconchegante e totalmente modernizado para receber os consumidores boa-vistenses