Economia

Ações que levaram Boa Vista a conquistar o Prêmio Liberdade para Trabalhar são apresentadas em evento do SEBRAE/RR

Premiação veio pelos resultados positivos do Programa Descomplica, o que levou a município a liderar o ranking das capitais com maior liberdade para empreender do Brasil

Por Bruna Norales

05/04/2024 - Última atualização 05/04/2024

A Prefeitura de Boa Vista apresentou os resultados positivos do Programa Descomplica durante o evento “Transformar Juntos Roraima”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Além de receber o “Prêmio Liberdade Para Trabalhar” em 2023, do Instituto Liberal de São Paulo, Boa Vista também está em 1° Lugar entre as capitais com maior liberdade para empreender do Brasil, segundo ranking elaborado pelo Governo Federal.

Um dos eixos abordados no evento foi a desburocratização e o Programa Descomplica, sendo apresentado como case de sucesso, com ações que geram bons resultados. Boa Vista tem 27.932 empresas com dispensa de licenciamento ambiental, ou seja, estabelecimentos que funcionam sem poluir o meio ambiente. Por isso, o foco é incentivar ainda mais o empreendedorismo simplificado.

Programa Descomplica foi apresentado como case de sucesso, com ações que geram bons resultados

“Abordando as facilidades que os cidadãos encontram para empreender em Boa Vista com a desburocratização desse processo no Programa Descomplica, conseguimos mostrar os benefícios que ações como essa trazem para um município. Estamos recebendo prêmios de destaque por isso, então é um exemplo efetivo”, disse o secretário municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Márcio Vinicius.

Facilidade para empreender com sucesso

Os empreendedores encontram diversas vantagens no programa. Dispensa de autenticação de documentos e reconhecimento, CNPJ único como código de acesso aos serviços da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS) para autônomos recém-formados nos dois primeiros anos de cadastro e divulgação pela Sala de Oportunidades são algumas delas.

Empreendedores que participaram do evento, encontram diversas vantagens no programa

“O objetivo do ‘Transformar Juntos Roraima’ é discutir e trocar experiências sobre temas relevantes para o desenvolvimento municipal, envolvendo lideranças como prefeitos e secretários para identificar problemas e buscar soluções em parcerias com instituições estaduais e federais”, contou a gerente de política pública e desenvolvimento territorial do Sebrae, Elissandra Costa.