Coral do Servidor promove Workshop “Canto com Excelência” nesta sexta-feira, 5

Evento será ministrado pelo renomado maestro manauara Zacarias Fernandes.

Por Fábio Cavalcante

05/04/2024 - Última atualização 05/04/2024

Como forma de aperfeiçoar cantores, coristas e outros profissionais da área da voz, nesta sexta-feira, 5, ocorre o Workshop Canto com Excelência, ministrado pelo maestro Zacarias Fernandes, de Manaus (AM). Promovido pelo Coral do Servidor da Prefeitura de Boa Vista, o evento será a partir das 18h, no auditório do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) na Praça do Mirandinha.

Na ocasião, serão abordados elementos sobre a prática vocal, como postura expressiva, respiração racional, articulação, sonoridade uniforme e dinâmica, entre outros que envolvem o caráter do “canto com excelência”, que na visão do ministrante, representa o canto consciente, com desempenho de qualidade e eficiência.

Para participar, as inscrições podem ser feitas através do contato 95 99142-5660 (Jéssica Magalhães), com investimento no valor de R$65,00 (PIX, com envio do comprovante). As vagas são limitadas.

Coral do servidor – Iniciativa da Prefeitura de Boa Vista como parte do Programa Servidor de Valor, tem por objetivo proporcionar aos servidores e aposentados momentos de interação social, criatividade, lazer, aprendizado e superação através da música. As aulas ocorrem todas às segundas e quartas-feiras, das 08h às 10h, no auditório do Palácio 9 de Julho.

Atualmente, conta com mais de 50 integrantes, que aprendem todas as técnicas necessárias sobre canto coral, utilizando uma metodologia que compreende aulas de tessitura vocal, aquecimento, técnica e dinâmica. Além disso, são trabalhados repertórios voltados a cantores básicos, médios e avançados, coristas e pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Coral do Servidor, em Manaus, no ano passado: primeira apresentação do grupo fora de Roraima

No ano passado, o Coral do Servidor participou do Festival Amazonas de Corais (FAMCOR), um dos maiores do país voltados para essa área. O evento ocorreu em Manaus, entre os dias 28 e 30 de setembro, sendo a primeira apresentação do grupo fora do Estado. As músicas interpretadas tiveram arranjo do maestro Zacarias.

O Maestro – Zacarias Fernandes é graduado em Música e Pós-graduado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e membro fundador da Academia Amazonense de Música.

Complementando a sua formação artística, participou de diversos cursos nas áreas de canto coral, técnica vocal e regência com renomados professores brasileiros e estrangeiros. Participa ativamente do movimento coral brasileiro, tendo atuado como regente em 21 estados brasileiros, em especial o Festival Nacional de Coros, no Maranhão, onde o Coral do Teatro Amazonas, sob sua direção, conquistou, em 1992, o troféu de melhor coral pelos júris técnico e popular.

Desde o seu início em 1997 até o ano de 2017, foi o regente preparador do coro no Festival Amazonas de Ópera, além de uma vasta produção coral sinfônica. A sua contribuição ao movimento coral brasileiro tem sido significativa, em especial na formação de coros de empresas como Petrobras, Correios e Coca-Cola. Com os quais realizou centenas de apresentações.

Foi conselheiro da Confederação Brasileira de Coros durante seis anos (1991-1996). É membro fundador da Associação Brasileira de Regentes Corais, tendo atuado como palestrante em cursos na área da música coral. Foi professor de Regência e Canto Coral da Universidade do Estado do Amazonas, desde a sua fundação, em 2001 até 2012.

Desde 2018, maestro Zacarias trabalha na formação de grupos corais comunitários em Manaus, Santarém, Porto Velho e Rio Branco

Em setembro de 2011 coordenou a implantação da Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado do Amazonas, tendo sido seu regente titular até 2012. Foi professor do Centro de Artes da UFAM entre 2014 a 2016, atuando na área de canto coral e técnica vocal infantil e adulto.

No âmbito da música sacra fundou e regeu diversos corais em igrejas evangélicas e nos últimos anos tem atuado como conferencista, palestrante, professor, preparador musical e regente em diversas cidades brasileiras, desenvolvendo trabalhos voltados para a excelência performática.

Foi regente titular do Coral do Amazonas desde 1991, quando este ainda se chamava Coral do Teatro Amazonas, do qual se desligou no fim de 2017 para se dedicar exclusivamente na formação de grupos corais comunitários, através do Instituto Amazônia em Coro.

Desde 2018, trabalha na formação de grupos corais comunitários em Manaus, Santarém, Porto Velho e Rio Branco, promovendo workshops e masterclasses de canto e formando multiplicadores do canto coral na região.