Assistência Social

EMPREENDEDORISMO JOVEM - Integrantes do Crescer aprendem a produzir e comercializar geleias artesanais em Oficina de Panificação e Culinária

Projeto tem 337 integrantes, divididos entre nove oficinas profissionalizantes

Por Bruna Norales

11/04/2024 - Última atualização 13/04/2024

Por meio de oficinas profissionalizantes, os jovens do Projeto Crescer são incentivados pela Prefeitura de Boa Vista a desenvolverem habilidades empreendedoras. Por isso, os integrantes da Oficina de Panificação e Culinária participaram de uma aula teórica e prática nesta quarta-feira, 10, onde aprenderam como produzir e comercializar geleias artesanais. A novidade animou os participantes, que já têm planos de replicar a receita em casa.

Os jovens ficaram animados durante a produção

O mercado empreendedor para os jovens é amplo. E durante as atividades do Crescer, os participantes podem aprender sobre diversos tipos de produtos, desde marcenaria e moda até culinária. Dentre os 337 integrantes do projeto, 28 fazem parte da Oficina de Panificação e Culinária. Leticia Karolina, de 19 anos, é uma delas. A jovem vende pirulitos de chocolate para garantir uma renda extra.

Leticia tem planos de ser uma empreendedora de sucesso

“Vejo uma oportunidade de melhorar meus conhecimentos com essas atividades. Eu nunca tinha feito geleia artesanal e me surpreendi com os ingredientes, pois são fáceis de conseguir. Só preciso da fruta para o sabor, açúcar e limão. Com certeza, vou fazer em casa. E se der certo e eu gostar, vou comercializar para ter mais uma renda extra”, contou a integrante, que entrou no projeto em 2023.

Quem ensinou a nova receita para os integrantes foi o empreendedor local Pedro Souza

Aprendendo com “veteranos”

A aula foi ministrada pelo empreendedor local Pedro Souza, de 51 anos, que partilhou com os jovens sua trajetória de sucesso. “Comecei a trabalhar com geleias em 2020, na pandemia. Vi no Crescer uma forma de compartilhar os meus conhecimentos e incentivar os jovens nessa área que tanto gosto. É até terapêutico para mim. Depois da aula, eles vão poder vender ou apenas fazer em casa mesmo. Afinal, é rápido e fica muito gostoso”, afirmou.

O retorno positivo das produções é prioridade. O Crescer recebe pessoas em vulnerabilidade social e o incentivo à criatividade no empreendedorismo é uma forma de “unir o útil ao agradável”. Todo aprendizado é bem-vindo. “Eles nunca tinham feito geleia e a curiosidade é grande. Estão conhecendo algo que pode agradar o consumidor e gerar lucro para eles”, disse a gerente da Oficina de Panificação, Clélia Ximendes.

Kerolayne vai usar as frutas disponíveis em casa para replicar a receita de geleia artesanal

SOLTANDO A CRIATIVIDADE – Kerolayne Fernandes tem 19 anos e está no Crescer há 7 meses. A Oficina de Panificação e Culinária foi a primeira opção da jovem, que está cada dia mais animada com as receitas. “Aprendo muita coisa no projeto. Desde trabalhar, até conviver com outras pessoas. Vou tentar fazer essa receita em casa com jambo. Temos uma árvore e muitas vezes as frutas acabam estragando”, frisou.

Ingredientes para duas geleias de abacaxi

Limão-taiti (5 unidades);

2 abacaxis;

1,1 kg de açúcar.

Obs: A quantidade de açúcar depende do peso da fruta após cortada.

Modo de preparo

Cortar os abacaxis em pedaços pequenos, levar ao liquidificador e bater no modo “pulsar”;

Após pesar a quantidade de frutas e colocar na panela, adicionar a mesma quantidade de açúcar;

Colocar a fruta ao fogo e acrescentar o suco de 2 limões;

Mexer devagar e acrescentar o açúcar.

Obs: É importante não parar de mexer até a consistência da geleia, para não queimar.

O CRESCER – Criado em 2001, o projeto tem 337 integrantes e a proposta é inserir os integrantes, de 15 a 21 anos, no mercado de trabalho. Todos recebem uma bolsa no valor de R$230. São 9 oficinas: Convivência, Esporte, Cultura e Lazer, Inclusão Digital, Panificação e Culinária, Produtos Serigráficos e Personalizados, Corte, Costura e Artesanato, Educação Ambiental e Compostagem, Sinalização e Educação para o Trânsito e Artefatos de Madeira e MDF.