Saúde

IMUNIZAÇÃO - Prefeitura inicia esquema vacinal em dose única do HPV em Boa Vista

Estudos técnicos e científicos apontam permanência dos anticorpos com apenas uma dose do imunobiológico

Por Jaqueline Pontes

11/04/2024 - Última atualização 11/04/2024

Após o Ministério da Saúde mudar a estratégia de vacinação contra o HPV (sigla em inglês para “Papilomavírus Humano”), a Prefeitura de Boa Vista iniciou a imunização em esquema de dose única, substituindo o modelo antigo de duas doses. O imunobiológico é recomendando para crianças e adolescentes com idade de 9 a 14 anos.

Com a mudança, o ministério ainda recomenda a busca ativa para garantir a vacinação de jovens brasileiros com idade entre 15 e 19 anos, que ainda não tenham nenhuma dose do imunobiológico. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, as vacinas sempre passam por análises científicas e técnicas.

Vacina é voltada para crianças e adolescentes com idade de 9 a 14 anos

“Essa tomada de decisão, ao mudar o esquema vacinal de determinado imunobiológico, ocorre após estudos técnicos e científicos, ou seja, é uma decisão segura, como aconteceu com a Febre Amarela. São análises rotineiras e ficou comprovada a permanência dos anticorpos da vacina no organismo com apenas uma dose”, disse.

Para garantir a imunização contra o HPV, pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF aos profissionais de saúde de Boa Vista. O público-alvo deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacina.

Ministério recomenda vacinação de jovens brasileiros com idade entre 15 e 19 anos

O HPV – O Papilomavírus Humano é uma infecção sexualmente transmissível muito comum, geralmente associada ao desenvolvimento de câncer de colo de útero, além de tumores, tanto em homens, quanto em mulheres. Dependendo da pessoa, o HPV não manifesta sinais no organismo humanos por meses e alguns casos, até anos.