Segurança

Prefeito Arthur Henrique empossa primeira comandante geral da Guarda Civil Municipal

Solenidade ainda marcou a posse do novo secretário de Segurança Urbana e Trânsito da Capital

Por Ráyra Fernandes

04/04/2024

A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta quinta-feira, 4, uma solenidade para marcar a troca de comando da Guarda Civil Municipal e a posse do novo secretário de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Pela primeira vez, uma mulher assume o cargo de Comandante Geral da Guarda Civil Municipal em Boa Vista nos 34 anos da corporação.

A inspetora Cícera Mangabeira dos Santos Mendonça tem 43 anos, é formada em Direito e 20 anos de serviço público, sendo 14 anos na GCM. Ela também já ocupou o cargo de corregedora da SMST. Mangabeira agora terá sob seu comando um efetivo de 319 guardas, sendo 48 mulheres e 271 homens, número que deve subir para 472 com a posse dos 153 provados do concurso público que segue em andamento.

Mangabeira é a primeira mulher a assumir o cargo de
 Comandante Geral da Guarda Civil Municipal de Boa Vista

“São 14 anos de instituição. Essa função é de extrema responsabilidade e um grande desafio. Mas eu conto com o apoio de todos os guardas. Eu não vou medir esforços para exercer um excelente trabalho frente ao comando para que Boa Vista continue sendo ainda mais segura”, contou.

Para o prefeito Arthur Henrique, a posse de Cícera foi um dia histórico. “A inspetora Mangabeira é uma profissional dedicada, com grande caráter, que vai fazer um grande trabalho à frente da instituição. Nós vamos continuar tendo uma capital segura, onde as pessoas podem de fato aproveitar todos os espaços públicos com tranquilidade”, destacou.

Novo secretário

Felipe de Souza Menezes tomou posse como novo secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito. Servidor da Prefeitura de Boa Vista há 16 anos, ele ocupava o cargo de secretário adjunto da pasta. Durante a transmissão de cargo, ele ressaltou que sua meta é dar continuidade ao trabalho feito por Jullyerre Pablo em sua gestão.

Felipe Menezes e o adjunto da pasta,​​​​ inspetor-geral Wilson Francisco da Silva

“Eu recebo essa missão do prefeito Arthur com muita presteza e felicidade. É uma responsabilidade grande estar à frente dessa secretaria tão importante para a nossa capital. Jullyerre fez uma ótima gestão e pretendo dar continuidade ao trabalho e preservar a ordem e a segurança pública em âmbito municipal”, explicou.

O ex-comandante, inspetor-geral da GCM, Wilson Francisco da Silva, assume como secretário adjunto. Ele tem 27 anos de Guarda Civil Municipal, tendo ocupado os cargos de diretor do Departamento de Inspetoria Geral (DIG), coordenador do Grupo Tático Municipal (Gtam), além de ser membro da Comissão Permanente da Corregedoria SMST e comandante-geral da GCM.