Educação

Prefeitura de Boa Vista promove capacitação para cuidadores da rede municipal de ensino

Atividades ocorrem todos os sábados do mês de abril, na Faculdade Unama. A expectativa é qualificar 730 cuidadores que atuam na Educação Especial do município

Por Ráyra Fernandes

06/04/2024 - Última atualização 06/04/2024

A Prefeitura de Boa Vista deu início neste sábado, 6, à capacitação para cuidadores da Educação Especial da rede municipal de ensino, em parceria com a Faculdade UNAMA. A expectativa é qualificar 730 servidores, o que vai aprimorar o suporte oferecido aos alunos nas escolas do município.

Serão quatro sábados de atividades neste mês abril. As aulas ocorrem das 8h às 12h, na Faculdade UNAMA, localizada no shopping do bairro Caçari. Ao final, os participantes receberão certificado, um documento importante para garantir os benefícios do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais.

O cuidador é fundamental na Educação Inclusiva, especialmente, na assistência aos alunos da Educação Especial. Isso, somado às questões específicas de aprendizagem formal, possibilita a estas crianças condições iguais de aprendizado. Segundo a secretária adjunta de Administração, Glória Maria Souto Maior, essa capacitação era muito esperada pelos cuidadores.

“A gestão aumentou o quadro de cuidadores e o prefeito Arthur tem se preocupado com a capacitação desses profissionais. Elaboramos o curso para ajudá-los a desenvolverem as habilidades necessárias para atender os alunos da melhor forma possível”, ressaltou.

Eliene Barros Rosa é cuidadora na escola do campo Balduíno Wottrich desde 2015. Para ela, essa capacitação chegou em boa hora. “É a primeira vez que faço uma capacitação voltada para os cuidadores. Essa está sendo bem focada na rotina em sala de aula, com o professor e com o aluno. Isso faz grande diferença no nosso trabalho”, contou.

EMAP e Servidor de Valor

A Escola Municipal de Administração Pública (EMAP) e o programa Servidor de Valor, vinculados à Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG) trabalham juntos para capacitar os servidores da Prefeitura de Boa Vista. “O nosso foco é o interesse e a necessidade do nosso público. Acreditamos que os serviços da EMAP aumentam a capacidade da Administração Pública em entregar serviços de qualidade a população” explicou a Superintendente da EMAP, Cintia Santos.

Há um cronograma voltado à particularidade de cada secretaria, de acordo com as demandas. Em abril, a escola ainda oferecerá cursos de capacitação do sistema que é utilizado dentro da prefeitura, de redação oficial, entre outros. Será um ano inteiro com muitas capacitações para valorização do servidor de Boa Vista.

FOTOS (Créditos)

Jonathas Oliveira: https://flic.kr/s/aHBqjBkush