Educação

PROJETO CORREIO TÁTIL - Escola Centenário celebra Dia Nacional do Sistema Braille com mostra de atividades pedagógicas

O projeto “Correio Tátil” surgiu para enfatizar a importância do estudo em Braille, além de gerar momentos de inclusão das crianças com deficiência visual

Por Laura Silvestre

08/04/2024

Em alusão ao Dia Nacional do Sistema Braille, nesta segunda-feira, 8, a Escola Municipal Centenário de Boa Vista comemorou a data com uma mostra pedagógica do projeto “Correio Tátil”. Esta ação visa enfatizar a importância do estudo do Braille para os alunos, além de gerar momentos de inclusão das crianças com deficiência visual.

A iniciativa é uma parceria das professoras de Braille, Evânia Carvalho e Tatielle Moreira, com apoio dos profissionais da Sala de Recurso Multifuncional e da sala regular. O projeto foi desenvolvido com todos os alunos da escola, onde confeccionaram cartinhas e livro tátil, promovendo um momento lúdico e educativo sobre o sistema de ensino em Braille com os pequenos.

Professora Evânia Carvalho e aluna Helena Souza

“Os alunos passaram todo o mês de março fazendo atividades em alusão ao projeto. Os alunos do 4° e 5° ano participaram de um concurso, eles confeccionaram um livro tátil e o melhor foi premiado. É um trabalho de relevância para a rede municipal, para que os alunos com deficiência visual se sintam incluídos no ensino e que facilite sua evolução de aprendizado”, relatou Evânia.

Em parceria com os Correios, a entrega das correspondências foi feita pelo Cecograma, que é um serviço dos Correios, fundado em 2001, que permite o envio gratuito de cartas em Braille. Ele facilita a comunicação entre pessoas com deficiência visual, funcionando como um meio de correspondência acessível e inclusivo. Para utilizá-lo, basta redigir a carta em Braille e enviá-la pelo correio sem custo algum.

Jose Evaldo é carteiro e avô da aluna Lara Bianca

Coincidentemente, o carteiro que entregou as cartinhas aos pequenos é avô da aluna da Sala de Recursos Multifuncional, Lara Bianca, de 8 anos. Senhor Jose Evaldo, trabalha na agência há 28 anos e diz ser a primeira vez a presenciar esse tipo de atividade em escolas. “Fico muito feliz de estar aqui com minha neta, hoje é um dia muito especial. Pretendo começar a aprender Braille para continuar ajudando na evolução do aprendizado da Lara, é importante participar e auxiliar ela”, diz.

Helena Souza estuda Braille há 3 anos

Helena Souza, 8 anos, é uma aluna com deficiência visual e está estudando em Braille há 3 anos. “Eu ainda estou aprendendo a ler Braille, mas já compreendo e estou em processo de entender ainda mais. O Braille é muito importante pra mim. Achei legal meus coleguinhas participarem do projeto”, contou.

Ensino em Braille - O projeto Educação Braille iniciou no ano de 2018 na rede municipal de Boa Vista. Surgiu da necessidade de efetivar a inclusão do aluno cego por meio do sistema Braille de ensino, favorecendo o processo de aprendizagem, oferecendo interação entre o leitor com o texto lido, tornando-o mais autônomo dentro e fora do ambiente escolar.

Atualmente, existem 11 alunos com deficiência visual, matriculados na rede municipal de ensino. Todos contam com o atendimento individualizado dos professores de Braille, além de contar com auxílio dos profissionais da Sala de Recursos Multifuncionais e da sala regular.