Saúde

QDENGA - Prefeitura inicia vacinação contra a dengue nas UBSs de Boa Vista

Nesta nova etapa de imunização, crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da ação

Por Jaqueline Pontes

10/04/2024 - Última atualização 11/04/2024

Nesta quarta-feira, 10, Boa Vista iniciou a vacinação contra a dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, obrigatoriamente acompanhados de pais ou responsáveis, podem ser imunizados com a Qdenga de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para garantir a imunização, pais e responsáveis devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF aos profissionais da imunização. De acordo com o coordenador de saúde, Romildo Azevedo, é indispensável que todas as crianças que compõem o público-alvo sejam vacinadas, mesmo quem já teve dengue.

 

Imunobiológico está disponível em todas as 32 UBSs

 

“Lembrando que o esquema vacinal da Qdenga é estruturado em duas doses. A criança ou adolescente deve tomar a segunda dose do imunobiológico 90 dias após a primeira. É importante salientar que a vacina é segura, pois passou por todas as fases de pesquisa e liberada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, disse.

Caderneta atualizada

Na primeira etapa de vacinação em Boa Vista, a aplicação das doses ocorria no Terminal Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio, além das escolas. O técnico em enfermagem, Amilton Viana levou o filho para atualizar a caderneta de vacinação e a aprovou a iniciativa.

 

Yukley Akilis, 11 anos, tomou a primeira dose da Qdenga

 

“Na hora que vi que estavam vacinando na unidade perto de casa, eu já aproveitei a oportunidade e trouxe meu filho. A atualização da caderneta é responsabilidade de todos os pais e faz parte dos cuidados com os filhos, pois a imunização evita prejuízos futuros para a saúde das nossas crianças”, salientou.

Vale lembrar que o imunobiológico não protege contra a Zika e Chikungunya. Portanto, o combate ao mosquito Aedes aegypti deve continuar. Yukley Akilis, 11 anos, tomou a primeira dose da Qdenga e garantiu que é apenas uma picada. “Não dói muito. A vacina protege a nossa saúde e serve para não ficar hospitalizado”, contou.

 

Pais e responsáveis devem apresentar caderneta de vacina