Esportes

VILA OLÍMPICA ROBERTO MARINHO De eventos esportivos a atividades de lazer, complexo está sempre à serviço da comunidade

Em 2023, mais de 60 eventos foram solicitados e apoiados por meio da Superintendência de Esportes da FETEC

Por Phueblo Caliri

19/04/2024 - Última atualização 22/04/2024

Um espaço emblemático dedicado ao esporte e ao lazer a toda a comunidade. Assim é a Vila Olímpica Roberto Marinho, que sob a gestão da Prefeitura de Boa Vista, oferece à população uma gama de atrativos e oportunidades para a prática esportiva, desde campos de futebol, piscinas olímpicas e quadras poliesportivas, atendendo pessoas de todas as idades. 

A Vila Olimpica Roberto Marinho é um espaço para toda a população.

O que torna a vila um verdadeiro tesouro para a comunidade é a acessibilidade e sua versatilidade. A prefeitura não apenas disponibiliza o espaço, mas também o equipa com tudo o que é necessário para eventos esportivos diversos, sejam eles de natureza profissional ou apenas para diversão da comunidade.

Em 2023, mais de 60 eventos foram solicitados e apoiados por meio da Superintendência de Esportes da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC). Vão desde a disponibilização do espaço a outras medidas mais complexas, como infraestrutura e aconselhamento técnico. 

“Apoiar esses eventos é contribuir com o desenvolvimento da prática esportiva na cidade. Quando a Prefeitura de Boa Vista estimula, fomenta e ajuda na realização desses eventos esportivos, ela fortalece a sociedade", disse Dyego Monzzaho, presidente da FETEC.

A Copa Master de Futebol é um dos tradicionais eventos que acontecem na Vila

Um dos eventos mais importantes apoiados pela prefeitura e que acontece na Vila é a Copa Master de Futebol Society. Ao longo das edições anteriores, a Copa de Futebol da Liga de Futebol Amador de Roraima (LIFAERR) tem sido um celeiro de talentos, reunindo comunidades em torno da paixão pelo esporte

Outro evento que se destaca é o Torneio Buriti, que acontece na vila desde 2021 e é promovido pela comunidade, reunindo jovens em modalidades como futsal e futebol Society. "A prefeitura sempre apoiou nosso evento e é por ter esse apoio que ele acontece. Sempre fomos acolhidos e orientados e fazer na vila, que é um espaço que a sociedade se sente bem. É gratificante", comenta Cassio Greick, organizador de evento. 

A juventude praticando esporte nos projetos apoiados pela Prefeitura.

Além dos eventos já citados, em 2024, ocorreram também o Masculino/Feminino e Sub 15 de Jiu Jitsu; Jogos da Força Jovem Universal; Campeonato de Natação; Copa Master de Futebol; Open de Tênis de Quadra; Campeonato da Federação de Atletismo; Campeonato da Federação de Tênis de Mesa e o Campeonato de Dança Projeto Cabelos de Prata. 

À serviço da comunidade

A contribuição da Vila Olímpica à sociedade vai muito além da valorização e incentivo ao esporte. Lá ocorre, por exemplo, o Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal (GCM), que prepara homens e mulheres para a segurança da comunidade e do patrimônio público. 

 "A Vila Olímpica contribui com inúmeros benefícios para a melhoria da habilidade dos alunos, entre eles a possibilidade de práticas, treinamentos, manifestações da vida urbana e comunitária, que favorecem o desenvolvimento humano e social dos guardas municipais em formação", explicou. 

Alunos do Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal em uma das pscinas da Vila Olimpica

SOLICITAÇÕES – Qualquer pessoa da sociedade civil, munícipe, associação, grupo, coletivo esportivo ou time esportivo pode solicitar o apoio que a prefeitura ajuda a estruturar o evento.
Para solicitar o espaço ou serviço, a pessoa interessada dever protocolar um ofício com o pedido na FETEC que fica na Av. Glaycon de Paiva, 1171 - São Vicente. É importante que conste o máximo possível de informações sobre o evento e todas as necessidades. Para mais informações, basta entrar e contato pelo 3623-3953.

PROJETOS DA VILA PARA A COMUNIDADE: Além da estrutura, a Prefeitura também oferece aulas para que jovens e adultos possam praticar esportes. São projetos como o Centro Municipal de Iniciação Esportiva de Boa Vista (Ciep), que são atendidas crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.

O objetivo é formar os alunos em atletas profissionais e até descobrir novos talentos. As modalidades ofertadas são: atletismo, basquete, futebol misto, futsal misto, ginástica rítmica, jiu-jitsu infantil, judo, Karate-Do, natação, recreação infantil, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Há também o Qualidade de Vida, que atende a comunidade a partir dos 18 anos em diversas modalidades, como natação, funcional, futebol society feminino e jiu-jitsu. O diferencial do projeto é a existência de um educador físico para acompanhar e orientar as atividades, trabalhando a promoção de saúde e a qualidade nas atividades executadas.