Nesta quinta-feira, 23, apaixonados por fotografia participaram de um workshop promovido pela prefeitura, marcando o início das atividades da Mostra Fotográfica 9 de Julho e que faz parte da comemoração pelo aniversário da cidade. O encontro foi no Teatro Municipal e contou com a presença dos renomados fotógrafos Mauricio Zouein e Jorge Macedo, que compartilharam um pouco de suas vivências na área.
Durante o workshop, os fotógrafos abordaram diversos aspectos importantes da fotografia, desde a composição e iluminação até as tendências contemporâneas e a importância da narrativa visual. Os participantes puderam interagir diretamente com Zouein e Macedo, por meio de perguntas para as quais recebiam dicas valiosas.
"Hoje, qualquer criança tem um celular. E qualquer adulto ou jovem tem celular, mas fotografam assim, mecanicamente, sem nenhum sentimento de fazer uma foto artística. E esse workshop vem para despertar esse lado nos fotógrafos", disse Macedo.
Para Maurício, o encontro proporciona aos futuros competidores da Mostra uma experiência diferenciada, ao mesmo tempo em que o concurso de fotografia se torne mais humano. "Não importa a idade, o sexo ou a cor. O que é importante para a gente é o olhar, que está procurando coisas novas, pessoas interessantes e momentos interessantes. E Boa Vista é superinteressante nesse ponto", disse o professor.
O professor Victor Mattioni, premiado na última edição do concurso, sabe como é fotografar Boa Vista. "Por isso a cidade tem esses títulos maravilhosos de Capital da Primeira Infância e que nós podemos transmitir às outras pessoas como que a nossa capital é um convite para alguém se tornar um fotógrafo. Nós percebemos isto por meio de mostras como a 9 de julho", disse.
Inscrições – A Mostra Fotográfica 9 de Julho é um evento que celebra a diversidade e a criatividade dos fotógrafos locais. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 27, e promete encantar o público com imagens que retratam a essência e a beleza de Boa Vista.