Assistência Social

“NADA SE REJEITA, TUDO SE APROVEITA” - Integrantes do Dedo Verde produzem artesanato em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem

Celebrado nesta sexta-feira, 17, o Dia Mundial da Reciclagem é mais uma forma de promover conscientização sobre a importância de ações sustentáveis que preservam o meio ambiente

Por Bruna Norales

17/05/2024

Papelão, vidro, lata de alumínio, garrafas de plástico são exemplos de materiais que podem ser reutilizados de diversas formas. E durante esta semana, no Programa Dedo Verde, tudo isso virou arte. A reciclagem é mais uma iniciativa de Educação Ambiental que a Prefeitura de Boa Vista pratica com 191 integrantes. Os encontros ocorrem no Horto Municipal, bairro São Francisco.

O Dedo Verte tem 191 integrantes. Os adolescentes são divididos entre turmas pela manhã e tarde.

Para garantir um conhecimento completo nas atividades de reciclagem ou temas diversos, os integrantes sempre têm aula teórica antes. Eles aprenderam como e por qual motivo reciclar, visando a preservação dos recursos naturais do planeta. Além de fazer a própria parte, aumentando a vida útil de materiais que podem prejudicar o meio ambiente, eles também são capacitados para incentivarem outras pessoas a fazerem o mesmo.

O objetivo é capacitar os jovens para atividades ambientais dentro e fora do programa.

“Trabalhamos vários aspectos no jovem, como ambiental, profissional e social. Eles adquirem conhecimentos diversos, produzem mudas de plantas, aprendem quais são os benefícios de cada espécie, aprendem também sobre os cuidados para garantir a saúde do que plantam e por aí vai. Esses adolescentes são agentes multiplicadores da proteção ambiental”, disse o gerente do Dedo Verde, Leonardo Beserra.

Os cuidados de todas as espécies de plantas na sede do programa são de responsabilidade dos integrantes e profissionais do Dedo Verde.

Educação Ambiental humanizada e o impacto na vida dos integrantes

O Programa Dedo Verde atende adolescentes de 15 a 18 anos que, por estarem em situação de vulnerabilidade social, precisam de proteção e incentivo, visando a prevenção de riscos e busca por direitos. Jardinagem e horticultura são formas acessíveis de promover bem-estar, amenizando sintomas de ansiedade. Os integrantes podem replicar em casa os aprendizados adquiridos no Horto Municipal, fortalecendo vínculos sociais e familiares.

A planta favorita do integrante Rayandeson é a rosa-do-deserto.

“Novato” no Dedo Verde, Rayandeson de Oliveira tem 16 anos e está há 9 meses no programa. Com um semblante sério, o sorriso aparece apenas quando começa a “botar a mão na massa”. “Minha planta favorita é a rosa-do-deserto, mas não temos aqui no horto. Gosto muito da babosa também e temos várias. Nessa atividade de reciclagem, vou fazer um jarro para plantar babosa”, disse.

VAI DEIXAR SAUDADES – Por outro lado, a integrante Ayiume Yasmim, de 18 anos, é uma “veterana”. Com 5 anos de participação, sair do programa é um misto de sentimentos, segundo a adolescente. Durante esse tempo, ela passou por todas as turmas do Dedo Verde, conheceu diversos educadores sociais, visitantes e, o mais importante, adquiriu aprendizados que vai usar por toda a vida.

A integrante Ayiume relembra os aprendizados que adquiriu ao longo dos 5 anos de Dedo Verde.

“Sou bem sociável, mas tinha vergonha de ler alto, falar em público e essas coisas. No Dedo Verde, desenvolvi isso. Antes, eu não reciclava nada. Agora, sempre procuro um meio de reutilizar tudo que uso e também tento incentivar os meus colegas fora do programa. Quando fazem algo prejudicial para o meio ambiente na minha frente, eu falo ‘ei, sou do Dedo Verde, não aceito isso’ e oriento a forma certa”, contou Ayume.

É DAÍ PARA MELHOR – Mudanças positivas como as de Rayandeson e Ayiume são motivos para que o investimento em Assistência Social continue sendo valorizado. Além de promover cuidado e bem-estar, os programas e projetos sociais da prefeitura garantem que os munícipes busquem condições adequadas para trabalhar e contribuir para a economia. Afinal, são as pessoas e as famílias em primeiro lugar, é Boa Vista Pra Frente!