Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura avança na elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Boa Vista

Equipe da Certare e comitê gestor apresentaram Plano de Trabalho e Metodologia, que contém as descrições das atividades, as etapas e os recursos humanos e materiais que serão utilizados

Por Isaque Santiago

02/05/2024

Entre os dias 22 e 26 de abril, uma equipe representando a Certare Engenharia e Consultoria Ltda., empresa responsável por assessorar a Prefeitura de Boa Vista na elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade, esteve na capital para apresentar o Plano de Trabalho e Metodologia, que contém as descrições das atividades detalhando as etapas e os recursos humanos e materiais que serão utilizados.

Sob a liderança do engenheiro civil MakeyNondas, a equipe, em colaboração com membros do comitê gestor, encarregado de supervisionar e construir o plano, fez visitas técnicas em vários pontos da cidade.Compondo a equipe da Certare, também estavam os engenheiros civis Ilanna Castelo Branco, Lara Braide e Luan Batista.

Durante a estadia, ocorreram reuniões com instituições ligadas à mobilidade urbana, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR). Além disso, tiveram encontros para início dos trabalhos com as secretarias municipais, conforme explicou a diretora de Mobilidade Urbana da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Nádia Pereira.

"Apresentamos as obras e projetos em andamento na cidade com equipes da Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Finanças, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito [SMST]. O próximo passo é começar o diagnóstico da atual situação da mobilidade urbana em Boa Vista por meio de reuniões e pesquisas com a população", explicou Nádia.

O Plano de Trabalho e Metodologia também foi compartilhado com a sociedade civil organizada, durante uma reunião do Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista (Comcid-BV).Além das reuniões, a equipe fez visitas técnicas em diversos pontos de tráfego intenso, como os cruzamentos da avenida Venezuela, a rotatória do Caranã e outras áreas-chave na cidade.

O objetivo do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Boa Vista é aderir aos princípios da Mobilidade Urbana Sustentável, levando em consideração as dimensões ambientais, sociais e econômicas para atender às necessidades de mobilidade e transporte presentes e futuras. O plano visa melhorar a qualidade de vida na cidade e seus arredores, além de considerar os impactos das ações locais em escala global.

O documento também servirá como uma estratégia de resiliência urbana, abordando os cenários de mudança climática, os índices de vulnerabilidade atuais e projetados, bem como os efeitos da migração e da emissão de gases de efeito estufa (GEE) pelos veículos motorizados, visando mitigar a poluição e os efeitos das ilhas de calor. Essas medidas estão em conformidade com a Lei Federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.