Uma oportunidade para obter conhecimento e se destacar no mercado de trabalho! É esse o sentimento dos alunos que iniciaram nesta segunda-feira, 6, uma verdadeira jornada de aprendizado no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) em dois cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Boa Vista, por meio de convênio com o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (ITEAM).
No total, 110 pessoas participam de ambos os cursos. São eles: Empreendedor de Impacto, com foco em apoiar e capacitar pessoas que empreendem ou que querem ingressar nessa área e Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos, projetada para ajudar profissionais a entender e implementar de forma inovadora e eficaz o gerenciamento de projetos complexos e inovadores.
Incentivo à profissionalização de mão de obra local
O secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Darik Arenhart destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do mercado local, que por muitas vezes necessita de profissionais de fora para atender a determinadas demandas.
“De fato, esse é um momento muito esperado por nós. A gestão do prefeito Arthur Henrique entende a relevância dessa iniciativa para o desenvolvimento de Roraima. São cursos de alto nível, muito bem elaborados, que contribuirão significativamente para a profissionalização do nosso mercado, que ainda carece de profissionais capacitados nessas áreas. Esperamos que daqui saiam grandes iniciativas inovadoras, com potencial para fazer a diferença, não só na nossa região, mas no mundo”, afirmou.
A representante do ITEAM e uma das professoras do curso, Luci Campelo, reforçou a ideia de investir em profissionais locais para atender o mercado. “Todos os nossos professores são gabaritados, com muito a contribuir para o conhecimento e aprendizado dos alunos. Roraima é um dos estados que mais cresceu nos últimos 10 anos. Então, vemos esses cursos como uma oportunidade de atendermos algumas demandas reprimidas”, explicou.
Jornada ao conhecimento e aprendizado
Rafael Albuquerque é bacharel em Ciência da Computação, especialista em Engenharia de Sistemas e mestre em Informática. Ele optou pela pós-graduação como forma de se profissionalizar mais ainda em sua área.
“Procurei a pós para conseguir colocar em prática conhecimentos teóricos em forma de projetos de software. O mercado está pedindo mais agilidade, desenvolvimento de aplicações, trabalho em equipe. Achei a grade do curso abrangente, com boa carga horária e espero que venha contribuir muito com o aprendizado de todos”, falou.
Anelissa Albuquerque, agente de inovação, optou pelo curso Empreendedor de Impacto. Para ela, a capacitação chegou em boa hora. “Trabalho como voluntária e espero atuar de forma remunerada na área de educação empreendedora. É uma oportunidade de, com esses conhecimentos e aprendizados, criarmos uma ideia inovadora que possa ir para o mercado e fazer a diferença na vida das pessoas”, relevou.
SOBRE OS CURSOS
O Empreendedor de Impacto incentiva a criação de startups nos municípios que integram a Amazônia Ocidental e Amapá, contribuindo também para o fortalecimento do cenário nacional. Foram ofertadas 80 vagas. Ao final, os alunos apresentarão propostas inovadoras, viáveis para o mercado. Os cinco melhores projetos serão contemplados com premiação de R$ 65 mil, cada. Mais informações, assim como o edital, estão disponíveis no site: https://www.empreendedoresdeimpacto.com.
A Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos tem como principal objetivo contribuir para que empresas se tornem mais eficientes, reduzindo desperdícios e aumentando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Foram oferecidas 30 vagas. Mais informações podem ser obtidas na página: https://www.iteam.org.br.