Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura apresenta pré-diagnóstico do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista

A apresentação foi conduzida pelo engenheiro civil da Certare, Makey Nondas, na Câmara Municipal de Boa Vista

Por Isaque Santiago

07/06/2024

A Prefeitura de Boa Vista apresentou o relatório do pré-diagnóstico de mobilidade urbana para o Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista (Comcid-BV), na Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 6. Este produto, produzido com a consultoria da Certare Engenharia, faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que visa solucionar problemas e propor soluções para a locomoção na capital, sistema de transporte e infraestrutura.

O relatório do pré-diagnóstico, identificado como Produto 2.1, reúne dados de fontes governamentais, como o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Nacional de Águas (ANA), além de informações georreferenciadas fornecidas pela Prefeitura sobre praças, abrigos e linhas de ônibus. Essas informações ajudam a compreender a atual situação da mobilidade urbana na cidade.

O engenheiro civil da Certare, Makey Nondas, explicou que a coleta de dados começou no mês de maio. “Incluímos informações como velocidade de tráfego, quantidade de pedestres e ciclistas”, afirmou Nondas, que também mencionou um inventário das vias, avaliando calçadas, arborização e ciclovias existentes.

A apresentação detalhou desafios como congestionamento do trânsito, transporte público e impactos ambientais. A análise da situação atual abrangeu fluxo de tráfego, condições de infraestrutura e a rede de transporte público existente. 

O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, destacou que o levantamento inclui informações sobre o comportamento do trânsito em Boa Vista, como número de acidentes, locais e horários em que ocorrem, entre outros aspectos. Ele enfatizou a importância do PMUS para proporcionar melhorias na mobilidade e segurança dos cidadãos.

“Esse é o objetivo do prefeito Arthur: construir um Plano de Mobilidade Urbana inclusivo, com a participação da população. Vamos apresentar esse diagnóstico para a população e queremos que todos participem deste processo de discussão, para que possamos, em seguida, avançar para a fase de proposições”, pontuou.

Produto - O pré-diagnóstico está disponível no site do Plano de Mobilidade Urbana, na aba Produtos, no item Etapa II - DIAGNÓSTICO E PREPARAÇÃO. No endereço também é possível encontrar o Plano de Trabalho e demais informações sobre o processo.