Educação

Obras em escolas municipais devem criar mais de 5 mil novas vagas em Boa Vista

Prefeitura investe em infraestrutura escolar para atender a crescente demanda do município e garantir ensino de qualidade

Por Wandilson Prata

08/01/2025 - Última atualização há 19 horas

Buscando ampliar ainda mais o número de vagas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Boa Vista está com um pacote de obras em 11 escolas municipais, o que deve gerar mais de 5 mil novas vagas. Esse esforço abrange tanto a construção de novas unidades quanto a ampliação de escolas já existentes, garantindo mais espaço e qualidade educacional para os alunos.

Sete unidades com obras de ampliação já estão em fase de acabamento. Juntas ofertarão cerca de 2.200 novas vagas e a previsão é entregar até o fim de janeiro para o início do Ano Letivo 2025. São elas: Profª. Glemíria Gonzaga Andrade (Cidade Satélite), Delacir de Melo Lima (Centenário), Valderleide Baraúna Brandão (Equatorial), Professora Amazona de Oliveira Monteiro (Dr. Silvio Leite), Nova Canaã (Nova Canaã), Raio de Sol (Nova Cidade) e Ioládio Batista da Silva (São Bento).

Sete unidades com obras de ampliação ofertarão cerca de 2.200 novas vagas

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a educação foi uma das principais prioridades durante os primeiros quatro anos de sua gestão. Ele destacou ainda que, de acordo com os dados do IBGE, Boa Vista atingiu 470.169 habitantes e foi responsável pelo segundo maior crescimento percentual do país em menos de um ano, com um aumento populacional em torno de 14% entre 2023 e 2024.

“Temos o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade para todos os nossos alunos, pois sabemos que a educação é a chave para um futuro melhor. Essas obras não são apenas sobre a construção de prédios, mas sim sobre a criação de novas oportunidades. Por isso, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para garantir que Boa Vista esteja preparada para atender à crescente demanda populacional”, destacou Arthur.

Investimentos tem garantindo mais espaço e qualidade educacional para os alunos

Apoio da população

Quem celebra essas melhorias são os pais dos alunos, que agora têm a garantia de que seus filhos estudarão mais perto de casa, facilitando o acesso e a frequência escolar. É o caso da auxiliar de limpeza, Suelen Brenda Lourenço, 31 anos, que celebra a conquista de uma vaga no 5º ano do Ensino Fundamental para sua filha, Maria Clara, 10 anos, na Escola Municipal Delacir de Melo Lima. A unidade contará com cinco novas salas e ofertará 300 vagas extras.

“Moramos no bairro Profª Araceli, e a escola onde minha filha estudava era um pouco distante de casa. Agora, por meio do Call Center, conseguimos a vaga em uma escola próxima. Fico muito feliz em saber que a prefeitura está ampliando a unidade onde minha filha vai estudar neste ano letivo”, afirmou Suelen.

Maria Clara de 10 anos, será a nova aluna da Escola Municipal Delacir de Melo Lima

Quem também reconhece os investimentos da prefeitura é a dona de casa Janísia Pereira, 27 anos, mãe de Arthur Henrique, 6 anos, que iniciará o 1º Ano do Ensino Fundamental. Eles moram no Vila Jardim e ficaram contentes ao saber que a Escola Municipal Glemíria Gonzaga de Andrade receberá 14 novas salas e oferecerá 840 vagas, ampliando as oportunidades de educação na região.

“Essa escola fica bem perto de casa, e será uma bênção conseguir uma vaga para o meu filho. Vejo o quanto a prefeitura tem investido na educação das nossas crianças e se preocupado em garantir que os alunos estudem mais próximos de suas casas. Só temos a agradecer”, afirmou Janísia.

Janísia Pereira acompanhada do seu filho Arthur Henrique

Quatro novas escolas em construção que ofertarão cerca de 3 mil novas vagas

Além das escolas em ampliação, o município também executa obras de construção de quatro novas escolas municipais, três delas se encontram na zona urbana nos bairros Pedra Pintada, Airton Rocha, Professora Araceli Souto Maior, além da Escola Municipal José Davi Feitosa Neto, localizada no PA Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista. Juntas as novas unidades ofertarão cerca de 3 mil novas vagas.