Voltado à capacitação e formação continuada de profissionais de saúde, o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU BV iniciou a agenda de 2025 nesta terça-feira, 21. A primeira capacitação aborda sobre Atendimento de Urgência e Emergência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima, envolvendo 40 pessoa de nível médio.
Com duração de dois dias, a capacitação qualificará os profissionais quanto aos protocolos de suporte básico de vida, além do protocolo de reanimação cardiopulmonar em vítimas adultas, visando uma melhor técnica para os participantes. O enfermeiro José Alex do Nascimento é um dos alunos e está aproveitando a oportunidade para aprimorar os conhecimentos sobre as técnicas.
“É importante e proveitoso porque vai me ajudar a salvar vidas, a desempenhar o meu papel com quem estiver precisando, tanto dentro, como fora do hospital”, contou.
Para o também enfermeiro Antônio Pereira, a capacitação é uma atualização sobre a melhor forma de prestar assistência em casos de urgência. Natural de Labre, no Estado do Amazonas, ele destacou a importância da atuação do SAMU Boa Vista.
“É de fundamental importância o que estamos aprendendo aqui. Eu venho de um município pequeno, onde não tem SAMU. Depois daqui, se por acaso eu voltar para lá, vou prestar um atendimento mais adequado a qualquer pessoa”, relatou.
Conhecimento de técnicas para melhores atendimentos
No próximo mês, o NEU inicia as capacitações para os profissionais do SAMU Boa Vista e dos demais municípios do interior que atuam na rede de urgência e emergência. O diretor do SAMU BV, Luciano Coutinho, explicou que os cursos ocorrem durante todo o ano.
“As capacitações visam dar uma continuidade, ou uma melhor técnica, para os profissionais que participam. Para que os nossos socorristas tenham as melhores técnicas e a melhor efetividade operacional no atendimento”, disse.
Dentre as responsabilidades do NEU estão os cursos direcionados para as forças e seguranças públicas, como a Guarda Municipal de Boa Vista, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Aeronáutica e a Polícia Rodoviária Federal.