Educação

Alunos da Escola Municipal Palmira de Castro assumem papel de ‘minivereadores’ por um dia

Com muito entusiasmo, estudantes participaram de votação de projetos e conheceram o funcionamento da Câmara Municipal

Por Marcus Miranda

há 4 horas

A manhã desta sexta-feira, 24, foi marcada por um momento especial de aprendizado e vivência democrática. Alunos da Escola Municipal Palmira de Castro Machado participaram de uma visita à Câmara Municipal de Boa Vista, onde conheceram o funcionamento do Legislativo e viveram um dia de “minivereadores”, com direito a sessão simulada e votação de projetos.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer espaços importantes da Câmara Municipal de Boa Vista

Eles foram recebidos pela vereadora Jeu Nunes, que fez um tour guiado com os alunos por toda a estrutura da Câmara. A ação faz parte do Projeto Protagonismo Infantil no Fortalecimento da Cidadania, que nasceu na própria escola há cerca de três anos. O objetivo é despertar nos estudantes o senso de responsabilidade, autonomia e participação social desde os primeiros anos escolares.

Cidadania na prática

Durante a visita, 34 alunos do 1° ao 5° ano, divididos em duas turmas, participaram de sessões simuladas no plenário da Câmara. Uma delas foi presidida pelo estudante Davi Matheus, do 5° ano. Na pauta, estavam propostas elaboradas pelos próprios alunos, como a criação de uma Biblioteca Móvel, implantação de uma Horta Comunitária, ampliação da escola para atender o 6° ano e a instituição da Semana da Cidadania na Escola.

A aluna Júlia Tobias destacou a importância das propostas apresentadas durante a sessão 

A aluna Júlia Tobias, também do 5° ano, destacou a importância das ideias discutidas. “A biblioteca pode ajudar os pequenos a aprenderem mais rápido, e a horta é uma forma de passar mais tempo com os pais e professores, aprendendo sobre plantação”, contou.

"Gostei de conhecer a Câmara, ver como funciona e participar de uma sessão de verdade”, disse Davi Matheus

Davi, que presidiu a sessão, falou sobre a emoção da experiência. “Foi muito legal e uma honra estar aqui. Gostei de conhecer a Câmara, ver como funciona e participar de uma sessão de verdade”, disse o estudante.

Projeto forma alunos protagonistas e participativos

"Vimos a necessidade de trabalhar o papel do vereador e do prefeito para que as crianças entendam como funciona a sociedade", destacou o gestor da E.M Palmira de Castro, Marcos Silva

De acordo com o gestor da escola, Marcos Silva, o projeto nasceu com o intuito de desenvolver o senso de liderança e participação dos alunos na rotina escolar. “Começou com a proposta de Assistente Mirim e foi se transformando até chegar ao formato atual. Vimos a necessidade de trabalhar o papel do vereador e do prefeito para que as crianças entendam como funciona a sociedade. Criamos até um aplicativo de votação, com cabines e urnas digitais, para que a eleição fosse real e participativa”, explicou.

A visita contou com a participação de 34 alunos da escola, do 1° ao 5° ano

Desde abril, os alunos cumpriram todas as etapas do processo eleitoral — da campanha política à posse dos eleitos, realizada em junho na própria escola. Cada turma elegeu seus representantes com direito a campanhas, propostas e votação digital.

Rede municipal incentiva vivências democráticas

"Todas as escolas desenvolvem projetos que permitem ao aluno exercer sua voz, autonomia e pensamento crítico", disse a secretária-adjunta de Educação, Meiry Jane Gomes

Para a secretária-adjunta de Educação, Meiry Jane Gomes, a ação reflete a proposta da rede municipal de promover experiências que formem cidadãos conscientes. “A rede atua para oportunizar às crianças experiências de protagonismo. Todas as escolas desenvolvem projetos que permitem ao aluno exercer sua voz, autonomia e pensamento crítico. O Protagonismo Infantil é um exemplo bonito dessa construção coletiva de aprendizado e cidadania”, destacou.

O Projeto Protagonismo Infantil no Fortalecimento da Cidadania está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o desenvolvimento de competências relacionadas à liberdade, responsabilidade, empatia e consciência crítica nas práticas educativas.

Parceria entre educação e legislativo fortalece o aprendizado

A vereadora Jeu Nunes ressaltou que o projeto representa um passo importante para consolidar o protagonismo infantil como prática contínua nas escolas municipais.

"Quando a criança entende que a sua voz tem valor, ela se torna agente da mudança", destacou a vereadora Jeu Nunes

“Nossa intenção é que o Protagonismo Infantil se torne uma política pública permanente, alcançando todas as escolas do município. Quando a criança entende que a sua voz tem valor, ela se torna agente da mudança — e é isso que queremos: formar desde cedo cidadãos conscientes, participativos e cheios de esperança no futuro da nossa cidade”, afirmou.

O vereador Adnan Lima destacou a importância da visita como instrumento de aproximação entre escola e poder público. “Essa iniciativa traz clareza sobre o verdadeiro papel do vereador e desperta nas crianças o interesse pela política como instrumento de transformação. A Câmara é a casa do povo e também das crianças. Projetos como este deveriam ser ampliados a toda a rede municipal, pois fortalecem a relação entre escola, legislativo e comunidade”, garantiu.