Educação

CIPA 2024 - Escola de Boa Vista recebe segundo lugar nacional em premiação por projeto que une segurança e educação

Iniciativa tem o objetivo de promover o bem-estar no ambiente escolar

Por Karol Holanda

há 4 horas - Última atualização há 4 horas

Escola Municipal Juslany de Souza Flores foi premiada em segundo lugar na Campanha Nacional de Incentivo à Criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas (CIPA Escolar) em 2024 no critério “Boas Práticas mais inovadoras”. Nesta sexta-feira, 24, ocorreu a cerimônia de premiação na quadra da unidade, localizada no Jardim Tropical.

Incentivado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a escola foi uma das 111 instituições municipais cadastradas a submeter um projeto. Segundo o coordenador pedagógico, Marcelo Dias, foram desenvolvidas práticas educativas que envolvem segurança, primeiros socorros e saúde mental, que integrou alunos e professora para promover o bem-estar no ambiente escolar.

 

Escola Municipal Juslany de Souza Flores foi premiada em segundo lugar na campanha nacional

 

“O projeto não trata apenas da prevenção de acidentes escolares, mas também envolve outras questões como a preservação do patrimônio, o combate ao bullying, o bem-estar da comunidade escolar e a prevenção de riscos. Com as crianças foi feito um mapeamento das principais necessidades da escola, considerando os critérios da CIPA”, disse o coordenador pedagógico.

 

Projeto envolve prevenção de acidentes escolares, preservação do patrimônio, o combate ao bullying, o bem-estar da comunidade escolar e a prevenção de riscos

 

Além do segundo lugar nacional, a escola conquistou o primeiro lugar estadual na CIPA. Dentre os prêmios, a escola recebeu 1 notebook que será usado pela gestão e alunos para as atividades relacionadas ao projeto. Para o gestor, Sóstenes Almeida, ganhar a campanha foi uma satisfação.

 

"Essa conquista nos trouxe uma grande satisfação, pois mostra que estamos no caminho certo”, disse gestor

 

“Nosso objetivo sempre foi promover o bem-estar e o desenvolvimento educacional e psicológico dos alunos, fortalecendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Essa conquista foi uma surpresa que nos trouxe uma grande satisfação, pois mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Crianças em prol da segurança

Durante o projeto foram eleitos alunos líderes que atuaram ativamente em conjunto com os mais 1.400 estudantes, com o objetivo de cooperar com a melhoria no ambiente escolar e a vivência dos colegas. A estudante do sexto ano, Ivina Freitas, 12 anos, foi eleita aluna líder. Para ela, foi gratificante participar e ajudar a proteger os seus colegas.

 

"Foi bom perceber que a nossa opinião era ouvida”, disse a aluna Ivina Freitas

 

“Eu me senti muito feliz por ter sido escolhida, porque aprendi muita coisa com o projeto e também senti que estava ajudando a escola. Foi bom perceber que a nossa opinião era ouvida”, disse.

A CIPA Escolar – A Campanha Nacional de Incentivo à Criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas (CIPA Escolar) tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre a importância da prevenção, sensibilizando estudantes, educadores e responsáveis pela implementação dessas comissões.

A iniciativa busca ampliar o número de instituições que adotam a CIPA Escolar, composta principalmente por alunos, trabalhadores e responsáveis legais nas escolas de educação infantil. Essas comissões desempenham um papel contínuo e vital em ações de conscientização e prevenção de acidentes, doenças e violência no ambiente escolar.

*Supervisionado por Shirleia Rios