Boa Vista

Concerto Sinfônico no Teatro Municipal marca 20 anos do IBVM

Banda Municipal apresentou um repertório diverso, entre obras clássicas e populares

Por SEMUC

há 5 horas - Última atualização há 5 horas

O Instituto Boa Vista de Música (IBVM), em parceria coma Prefeitura de Boa Vista, apresentou nesta sexta-feira, 24, um evento especial que marca seus 20 anos de fundação e fomento à cultura. O Concerto Sinfônico ocorreu na Sala Roraimeira do Teatro Municipal, tendo como protagonista a Banda Municipal.

A abertura contou com a obra “Invicta”, do compositor norte-americano James Swraringen, de 1981, dedicada ao maestro Mark Kelli. A peça, cuja tradução em latim significa “Invencível”, celebra o espírito da superação e resume bem o caráter do instituto ao longo dos anos: uma jornada musical que se alterna entre momentos de força, introspecção e triunfo.

 

Maestro Francisco Carlos Felício é diretor-presidente do IBVM

 

“O acesso à educação musical de qualidade e o impacto que isso contribui para as crianças e a família são marcas do IBVM, além de fortalecer a cultura local na área da música. Nosso diferencial está na qualidade do ensino e a diversidade de segmentos musicais, que possibilitam escolhas e opções de conhecer diversos instrumentos e optarem a estudar em determinado projeto”, comentou o diretor-presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos Felício.

 

Apresentação contou com a obra “Invicta”, do compositor norte-americano James Swraringen

 

Na ocasião, também foram apresentadas algumas obras clássicas e populares, como “Nabucco” (Giuseppe Verdi), “Orfeu no Inferno” (Jacques Offenbach), “Jesus Cristo Superstar” (Andrew Lloyd Webber), “Carmina Burana” (Carl Orff), “Interplay For Band” (Ted Huggens), “1812 Overture” (Piotr Ilitch Tchaikovski), “O Sole Mio” (Eduardo di Capua), entre outros.

Familiares dos músicos do IBMV e público em geral foram ao Teatro Municipal para prestigiar o concerto. A servidora pública Antônia Bezerra levou o noivo Jeff Silva, recém-chegado à cidade, para conhecer de perto uma das maiores instituições da capital roraimense: o Instituto Boa Vista de Música.

 

Casal prestigiou concerto

 

“O IBVM é uma marca consolidada e com grande impacto em Boa Vista. Tenho um carinho muito grande pelo instituto porque a música tem o poder de transformação na vida das pessoas. Sempre que posso, venho prestigiar as apresentações. Esse trabalho com crianças e adolescentes me impacta de forma positiva, pois é um projeto lindo, desenvolvido de forma excepcional e que começou há anos na nossa cidade”, destacou.

 

Público foi composto por todas as idades

 

IBVM - Fundado em 15 de setembro de 2005, o Instituto Boa Vista de Música vem se fortalecendo por meio dos projetos desenvolvidos na comunidade, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Desde sua criação, tem se firmado sempre como uma instituição pública especializada em formação musical gratuita, referência em Roraima e na Região Norte, agregando os programas sociais musicais do município, com foco de atuação no ensino da música.

 

IBVM foi fundado em 15 de setembro de 2005

 

Atualmente, conta com mais de 720 alunos, que integram projetos como Banda Infantojuvenil, Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, Orquestra de Violões, Musicalização, Canto Coral e flauta doce, Coral IBVM e Coral do Servidor. O Instituto conta com 115 funcionários, sendo 37 professores.

Parceria – A Prefeitura de Boa Vista é a maior parceira do IBVM, o que reflete diretamente em uma agenda repleta de atividades. São mais de 200 eventos por ano, entre espetáculos, concertos, eventos municipais e de parceiros, entre outros. Só no primeiro semestre de 2025 foram 154.

 

A Prefeitura de Boa Vista é a maior parceira do IBVM

 

Além disso, o município concede 173 bolsas no valor de R$ 230 a alunos do IBVM através do projeto Artcanto. Em 2024, a prefeitura fez a entrega de uma van para ser utilizada no transporte dos integrantes dos projetos para as apresentações.

“Sem o apoio da prefeitura e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), não teríamos como desenvolver esse trabalho. Juntos, trabalhamos com o mesmo objetivo, que é desenvolver um ensino de música de alto nível e poder encaminhar os jovens para o mercado de trabalho, na área da música”, ressaltou o maestro Felício.

 

Público celebrou aniversário do IBVM