Saúde

DIA DAS CRIANÇAS - Pacientes do Hospital da Criança ganham manhã repleta de diversão e atividades lúdicas

Programação contou com pintura em tela, pintura suspensa, balões e musicalização

Por Ana Gabriela Gomes

há 4 horas - Última atualização há 18 minutos

A manhã desta quinta-feira, 9, foi marcada por cores, música e alegria no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). A equipe de Terapia Ocupacional organizou uma programação especial alusiva ao Dia das Crianças, com atividades que proporcionaram momentos de descontração e diversão aos pacientes internados na unidade.

As atividades visaram estimular a expressão de sentimentos e a criatividade

Durante a ação, as crianças participaram de pintura em tela, pintura suspensa, pintura com balões e atividades de musicalização, todas voltadas a estimular a expressão de sentimentos e a criatividade, além de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, conforme explicou a acadêmica Ana Cristina Lima, uma das organizadoras da programação.

A musicalização foi conduzida pelo professor Martins

“Muitas pessoas consideram o hospital como um ambiente de doença, mas a terapia ocupacional considera o contrário. Ela chega como um espaço de cura, fazendo parte do processo de recuperação. A gente busca levar alegria, brincadeira, música e arte, para que esse processo de cura venha o quanto antes para eles”, disse.

Respiro em meio à internação

"Ele estava triste com a internação e as brincadeiras e músicas trouxeram alegria pra ele", disse Francia Alonso

Para as mães dos pacientes, as atividades proporcionaram um respiro em meio à rotina hospitalar dos filhos. Francia Alonso, mãe do Jahir, de 5 anos, destacou o impacto emocional que percebeu no filho durante a programação. “Ele estava triste com a internação e as brincadeiras e músicas trouxeram alegria pra ele, que é uma criança muito ativa e dinâmica”, contou.

"Esse tipo de programação é uma forma deles se distraírem brincando", contou Mirian Gentil

A mãe do Asafe, de 2 anos, Mirian Gentil, também destacou que a ação trouxe diversão e distração para o filho. “Eles passam a maior parte do dia nos leitos, muitas vezes deitados e sem poder se mexer, enquanto em casa é diferente. Então, ter esse tipo de programação é uma forma deles se distraírem brincando, do jeito que estão acostumados”, pontuou.

DIA DAS CRIANÇAS – A programação do HCSA continua nesta sexta-feira, 10, com a visita do cão Zorro, da Guarda Civil Municipal (GCM), e a entrega de brinquedos aos pacientes, que também acontece no sábado, 11.