DIA DO IDOSO - Projeto Cabelos de Prata encerra programação que comemora a vida na melhor idade
Evento encheu a Vila Olímpica Roberto Marinho de animação e bem-estar

Por Karol Holanda
há 2 horas - Última atualização há 2 horas
Com muita animação, dança e promovendo o bem-estar da melhor idade da capital, o projeto Cabelos de Prata finalizou a programação alusiva ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Nesta quinta-feira, 2, na Vila Olímpica Roberto Marinho, ocorreu a premiação dos vencedores das modalidades disputadas.
O evento celebrou os vitoriosos das partidas de dama e corrida de bastão, essa última adaptada conforme as necessidades dos idosos. Por fim, a torcida do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Francisco desbancou os outros ao ganhar como melhor torcida. Em conjunto com o bairro União, conquistaram também o posto de “Melhor equipe”.

Segundo a gerente do projeto, Sabrina de Sá, as atividades desenvolvidas pelo Cabelos de Prata são essenciais para a saúde e valorização dos integrantes. Como quem acompanha de perto, a gerente enfatiza que o ânimo dos idosos inspiram os mais jovens, inclusive ela mesma.

“Muitos lutam com a solidão que surge durante a velhice. Então, o projeto vem para dar a eles a oportunidade de se sentirem vivos. As atividades promovem confraternização e socialização, evitando a ansiedade e depressão. É bonito ver como eles participam com tanta vontade e energia. Isso nos motiva a pensarmos: ‘É assim que eu quero envelhecer’”, disse.

Foco no Cuidado
Luisa Nogueira, de 70 anos, é um exemplo de integrante que viu no Cabelos de Prata um espaço de combate à solidão. Natural do Amazonas, ela sempre foi muito ativa, mas se viu na velhice em casa, sozinha e sem uma rotina estabelecida. “Depois que entrei, há 7 anos, passei a conviver com outros idosos, conversar e me sentir ativa durante as atividades. Eu me sinto saudável e feliz aqui”, disse.

José Nivaldo, 67 anos, é outro integrante que vê os benefícios do Cabelos de Prata na sua vida. Com 4 anos no projeto, o idoso enfatiza a importância das atividades e da equipe psicossocial para orientar, cuidar e prevenir possíveis riscos aos integrantes.

“Com as palestras e acompanhamento de profissionais, somos orientados em várias questões do dia a dia. Nós recebemos informações importantes, sobre como evitar golpes e enganações, que infelizmente ainda atinge muitos idosos. Então, me sinto bem, valorizado e feliz em fazer parte do projeto”, disse.
CABELOS DE PRATA – Criado em 2001, tem suas ações voltadas às pessoas acima de 60 anos, contribuindo no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de risco social. Atualmente, conta com cerca de 1.400 integrantes, divididos nas zonas rurais e na capital.
*Supervisionado por Shirleia Rios