Educação

Exposição artística e Festival Educa Talentos celebram criatividade e sensibilidade nas escolas de Boa Vista

A magia da arte transformou o Teatro Municipal em um palco de emoções, reunindo milhares de alunos, professores e familiares em uma noite especial

Por Marcus Miranda

há 5 horas - Última atualização há 5 horas

 

Cores, sons e emoções tomaram conta do Teatro Municipal na noite desta terça-feira, 30, quando alunos da Rede Municipal de Ensino transformaram o Foyer em uma verdadeira galeria viva. Entre telas, músicas e danças, o público foi convidado a mergulhar em uma experiência artística única, durante a abertura da IV Vernissage e a final do Festival Educa Talentos 2025, que ocorreu na Sala Roraimeira.

O Foyer do Teatro Municipal virou uma verdadeira galeria de arte, com quadros coloridos e criativos de diferentes temáticas

A mostra reúne 258 pinturas em tela produzidas por alunos da Educação Infantil ao 7º ano, com diferentes temáticas: arquitetura, meio ambiente e sustentabilidade, videoclipe, fundo do oceano, música, cores e formas da natureza, dentre outras categorias. As novidades deste ano incluem os “quadros vivos”, que chamaram a atenção do público ao recriarem obras de nomes como Van Gogh, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo.

O Educa Talentos emocionou o público que lotou a Sala Roraimeira para prestigiar as apresentações

O evento também marcou a final do Festival Educa Talentos 2025, que revelou novas vozes e expressões da música e da dança infantil, encantando jurados e público com apresentações que transitaram do sertanejo ao gospel, do carimbó ao jazz.

Incentivo às artes na educação

“Acredito profundamente que a educação e a arte transformam vidas", disse o vice-prefeito, Marcelo Zeitoune

O vice-prefeito Marcelo Zeitoune destacou o impacto da arte na formação das crianças. “Acredito profundamente que a educação e a arte transformam vidas. Eventos como este mostram o talento dos nossos alunos e o trabalho dedicado dos professores. Que venham muitas outras edições para nos emocionar e inspirar”, disse.

"A arte é parte do processo pedagógico e está presente no cotidiano da nossa rede", destacou o secretário de Educação, Lincoln Oliveira

Já o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, ressaltou que a Vernissage e o Educa Talentos são resultados de um trabalho contínuo nas escolas. “Esse momento é o reflexo de tudo o que já acontece nas salas de aula. A arte é parte do processo pedagógico e está presente no cotidiano da nossa rede. Hoje, temos a chance de compartilhar com a população o talento e a sensibilidade das nossas crianças”, afirmou.

“É um orgulho ver os alunos se expressando de tantas formas", destacou Ana D'Elia, gerente da Artes da rede municipal

A gerente de Artes da Rede Municipal de Ensino, Ana D’Elia, lembrou que cada edição traz novidades e reafirma o compromisso com a valorização cultural. “É um orgulho ver os alunos se expressando de tantas formas. Os quadros vivos foram uma das grandes surpresas deste ano, prestando homenagens a artistas que marcaram a história da arte e despertando nos estudantes o desejo de pesquisar, recriar e se emocionar”, relatou.

Uma das novidades este ano no Educa Talentos foi a participação do público na votação dos favoritos, por meio de QR CODE, com nota de peso 2

Emoção para pais e filhos

O evento também trouxe a emoção dos familiares. Suzana Santos, mãe de Aquiles, de 8 anos, aluno da Escola Nova Canaã, falou do orgulho ao ver o filho estrear na exposição com a obra “A melodia das mãos”.

"Foi emocionante ver ele criar algo diferente, inspirado na música", disse Suzana Santos, mãe do pequeno Aquiles

“Achei o quadro lindo. Desde pequeno ele adora desenhar, mas sempre fazia dinossauros. Foi emocionante ver ele criar algo diferente, inspirado na música. A ideia de incentivar a arte nas crianças é maravilhosa”, disse Suzana.

Aquiles, orgulhoso de sua criação, completou. “Eu sempre desenhava uns dinossauros meio feios, mas agora aprendi a desenhar melhor. Nesse quadro, pensei em mãos tocando piano. Fiquei muito feliz com o resultado”, sorriu.

Rafael Lima, de 10 anos, também pintou um quadro na temática musical

Na mesma categoria, Rafael, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Pingo de Gente, apresentou a tela “Nosso samba”. O pai, Idonildo Lima, vibrou com o talento do filho. “É uma sensação de extremo orgulho. Ele já toca cavaquinho e teclado. E ver sua obra exposta aqui é emocionante. Essa iniciativa da Prefeitura é fantástica, porque incentiva desde cedo e mostra o quanto nossos filhos têm potencial artístico”, afirmou.

Educa Talentos 2025

Ashillen, aluna da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, estreou no Educa Talentos e conquistou a 1ª colocação em sua categoria

O Festival Educa Talentos, em sua terceira etapa, mostrou a diversidade musical e cultural da rede. Um dos momentos mais marcantes foi a vitória de Ashillen Ryllari Dória Moriz, de 10 anos, da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, que encantou o público com uma apresentação de balé ao som de uma mistura de blues e jazz.

Além disso, Ashillen também ganhou uma bolsa integral de estudos em uma escola de dança da cidade

Além de ficar em 1º lugar em sua categoria, ela ganhou uma bolsa integral em uma escola de dança da cidade. “Fiquei muito feliz com o resultado e com o presente. Quando danço, sinto uma energia flutuando pelo meu corpo. Foi uma experiência única”, afirmou.

Quem também conquistou o 1° lugar na categoria Música foi Sofia Menezes Dantas, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santo

Quem também conquistou o 1° lugar na categoria Música foi Sofia Menezes Dantas, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos. Ela interpretou uma canção gospel e emocionou o público. “É meu último ano no Educa Talentos e encerro com o coração cheio de alegria. Mais do que vencer, quis levar a palavra de Deus através da música. Essa foi a minha missão hoje”, disse.

Ao final do evento, todos os classificados subiram ao palco para um registro especial

Resultado – Educa Talentos 2025

Categoria 4 a 7 anos – Música

1º lugar – Anna Cecília Ascânio e Clara Fernanda Ascânio – E.M Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz

2º lugar – Valentina Pinheiro Lopes – E.M Rujane Severiano dos Santos
3º lugar – Vinícius Gabriel de Souza – E.M Airton de Oliveira Dias

Categoria 8 a 14 anos – Música

1º lugar – Sofia Menezes Dantas – E.M Rujane Severiano dos Santos

2º lugar – João Miguel Pereira Ramos – E.M Luiz Canará

3º lugar – Coral – Escola Municipal Pequeno Polegar

Categoria 4 a 7 anos – Dança

1º lugar – Grupo de Dança – E.M Raio de Sol

2º lugar – Helena Diniz Vieira – E.M Vovó Eurides

3º lugar – Maria Beatrice e Lívia de Nazaré – E.M Professora Danúbia Carvalho de Oliveira

Categoria 8 a 14 anos – Dança

1º lugar – Ashillen Ryllari Dória Moriz – E.M Valdemarina Normando Martins

2º lugar – Grupo Dança do Norte – E.M Professora Carmen Eugênia Macaggi

3º lugar – Grupo Encanto – E.M Luiz Canará

Exposição segue até sexta-feira, 3

As obras da IV Vernissage seguem expostas no foyer do Teatro Municipal até a próxima sexta-feira, 3, abertas para visitação pública. Além disso, 15 escolas foram selecionadas por sorteio para participar de visitas mediadas, potencializando o caráter educativo e ampliando o alcance social do projeto.

Confira outros registros do Educa Talentos: