IV VERNISSAGE - Exposição de arte encanta alunos de Boa Vista no Teatro Municipal
Obras produzidas pelos próprios estudantes abordam temáticas variadas

Por Ágata Macedo
há 4 horas - Última atualização há 4 horas
O foyer do Teatro Municipal de Boa Vista foi tomado pela alegria e emoção das crianças da Rede Municipal de Ensino na manhã desta quinta-feira, 2, enquanto apreciavam as 258 artes expostas no IV Vernissage. Quinze escolas foram selecionadas para a visitação ao longo de toda a exposição.

No segundo dia, as escolas Frei Artur Agostini, Laucides Inácio de Oliveira e Professor Francisco Pedrosa visitaram a exposição. Para a assessora pedagógica de arte da SMEC, Maria Luciane, a mostra reúne cultura, arte e talento, além de valorizar as produções artísticas dos alunos da Educação Infantil ao 7º ano, que trabalham a temática cultural durante todo o ano.
“É um trabalho anual, que a cada edição, só melhora. Dessa vez, contamos com essa novidade que é a visitação dos alunos durante a semana. As crianças estão adorando. A Vernissage é um resumo do trabalho que os professores desenvolvem nas escolas, com temas que envolvem cultura, arte, desenvolvimento cognitivo e o lado afetivo das crianças, valorizando a cultura local e a cultura brasileira de forma geral", disse.

Os artistas mirins foram prestigiar suas obras durante a visitação. Samuel Maximus, de 10 anos, contou que desenha desde que aprendeu a segurar um lápis, aos 4 anos. “Meu quadro é uma representação do Forte São Joaquim, que eu vi em um vídeo e fiquei encantado. Essa arte valoriza a antiga arquitetura do estado, e eu estou muito feliz por estar aqui hoje com meu quadro sendo exposto”, contou.

A aluna da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, Luiza Smhmidt, do 4º ano, também teve seu desenho exposto. “Estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma. Primeiro, eu desenhei e depois pintei com tinta de tecido. Minha mãe sempre me incentivou a desenhar e durante a pintura desse quadro, contei com a ajuda da minha professora de artes”, explicou.

Segundo a gestora da escola Professor Francisco Pedrosa, Daylla Luz, a iniciativa dá visibilidade à produção artística dos alunos. “É uma forma de incentivo, de reconhecimento e de troca, já que eles podem ver não só os próprios trabalhos, mas também os dos colegas de outras escolas da rede municipal. Estar aqui no Teatro Municipal, com essa amostra de quadros, é uma experiência única para as crianças. É um momento de orgulho para todos nós”, finalizou.

Exposição segue – As obras da IV Vernissage seguem expostas no foyer do Teatro Municipal até a próxima sexta-feira, 3, abertas para visitação pública.