Assistência Social

PETI - Blitz educativa alerta população sobre trabalho infantil

Equipes entregaram panfletos sobre como denunciar casos

Por Lucas Aires

há 5 horas - Última atualização há 5 horas

Os semáforos de Boa Vista escondem um problema silencioso: crianças em situação de vulnerabilidade pedindo esmola. Para combater isso, uma blitz educativa promovida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ocorreu nesta sexta-feira, 10, transformando o tráfego de veículos em um corredor de conscientização sobre esse mal que rouba infâncias.

 

A ação contou com o apoio da SMTRAN para a segurança no tráfego

 

A ação ocorreu no cruzamento das avenidas Ville Roy com a Santos Dumont e reuniu representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro, equipe Elo (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - Semads) e Projeto Crescer, com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN).

O trabalho das equipes em ação

 

"Nós tentamos sensibilizar a população de que dar dinheiro para criança em sinal, só faz com que ela continue sendo explorada", destacou Delzanira

 

A coordenadora do PETI, Delzanira Justa, detalhou que o trabalho é contínuo e explicou que a ação vai além da distribuição de panfletos: é um enfrentamento direto a um ciclo de exploração.

“Nós tentamos sensibilizar a população de que dar dinheiro para criança em sinal, só faz com que ela continue sendo explorada. Escolhemos este local por ser um número maior de denúncias dessa situação. O projeto Crescer sempre está conosco nessas ações. Fazemos também esse trabalho educativo, com entregas desses materiais, nas feiras livres e em eventos como arraial, carnaval e o Mormaço”, contou.

 

 

PETI – Criado em 1996, tem suas ações voltadas para a identificação de crianças e adolescentes em trabalho infantil. O programa faz um trabalho conjunto com os CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares. A Blitz Educativa é promovida mensalmente em pontos estratégicos da cidade. As denúncias são feitas pelo Disque 100 ou 156.

*Supervisionado por Shirleia Rios*