Prefeitura constrói novo prédio da UBS Olenka, no bairro Caimbé
Unidade passará a ser classificada como Porte IV, ampliando a capacidade de atendimento à população
.jpg)
Por Wandilson Prata
há 5 horas - Última atualização há 3 horas
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Olenka Macellaro Thomé Vieira, no bairro Caimbé, está passando por uma grande transformação. A Prefeitura de Boa Vista está construindo a nova estrutura, que passará a ser do modelo Porte 4. Com uma área de 631,10 m², a UBS vai oferecer mais conforto e qualidade no atendimento à população da região.
O prefeito Arthur Henrique tem acompanhado de perto o andamento das obras e destacou que, durante sua gestão, já foram entregues 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente, o município conta com mais quatro unidades em fase de conclusão, que devem ser inauguradas no início de 2026 — entre elas, a UBS Olenka.
.jpg)
“A UBS Olenka funcionava em um prédio antigo. Agora, com a nova estrutura de Porte 4, teremos um espaço moderno, com qualidade e ambientes adequados para a população e para os profissionais — médicos, enfermeiros e também os agentes comunitários de saúde, que terão um local apropriado para desenvolver o trabalho e garantir a cobertura da população do bairro”, ressaltou o prefeito.
Arthur ainda destacou que a nova UBS deve fazer mais de 4,5 mil atendimentos por mês, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. “A unidade vai oferecer atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e de assistência social. Ou seja, os serviços da atenção básica estarão disponível no Caimbé”, afirmou.

Equipe da Saúde da Família atende mais de 2300 famílias da UBS Olenka
Enquanto as obras da nova unidade de saúde do bairro Caimbé seguem em ritmo acelerado, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Olenka continua prestando atendimento de forma ininterrupta à comunidade.
As equipes da ESF são formadas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos ou auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que fazem visitas regulares às casas dos pacientes.
“Hoje, acompanhamos 2.316 famílias atendidas pela UBS Olenka, com foco na promoção da atenção primária, prevenção de doenças e tratamento de problemas de saúde. Fazemos uma triagem direcionada especialmente às famílias com pessoas acamadas, hipertensos, diabéticos, idosos, puérperas, cadeirantes, entre outros”, explicou superintende de Atenção Básica, André Cruz.

Uma das famílias atendidas é a do aposentado Alexandre Ventura, de 67 anos, morador do Caimbé há 27 anos. Ele vive com o enteado Tawan Aguiar, de 36 anos, que sofreu um grave acidente de trânsito aos três anos de idade, resultando em sequelas como síndrome do lobo frontal, transtorno bipolar e epilepsia.
Segundo seu Alexandre, as visitas da equipe da ESF são fundamentais para a qualidade de vida de Tuan. “Moramos perto da UBS Olenka e, mesmo com as obras da nova unidade em andamento, continuamos recebendo o acompanhamento da equipe. Temos uma ótima expectativa com essa nova estrutura, que, pelo que vejo, será maior e mais completa do que a anterior”, destacou o aposentado.
Além da ampliação da UBS Olenka Macellaro Thomé Vieira, a prefeitura vai entregar mais três novas Unidades Básicas de Saúde, todas no modelo Porte IV, que são elas:
UBS Prof. Mariano de Andrade (Caranã)
UBS Délio Tupinambá (Nova Cidade)
UBS Santa Teresa