Saúde

Prefeitura encerra Outubro Rosa com dia de cuidados e prevenção na UBS Arminda Gomes

Ação contou com uma programação diversificada para o público feminino

Por Ana Gabriela Gomes

há 15 horas - Última atualização há 15 horas

Encerrando as ações alusivas ao Outubro Rosa na Atenção Primária de Boa Vista, a Unidade Básica de Saúde Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube, promoveu um dia de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar da mulher. Além dos atendimentos médicos e exames preventivos, a programação contou com testes rápidos, serviços de podologia, esmaltação, limpeza de pele, corte de cabelo e massagem relaxante.

A iniciativa integra uma série de ações que foram promovidas ao longo do mês pelas unidades básicas de saúde, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Contudo, a prefeitura reforça que, durante todo o ano, as mulheres podem procurar as unidades para realizar consultas, exames e receber orientações sobre autocuidado e prevenção.

Diretora da UBS Arminda Gomes, Shirley Souza, acompanhada das mulheres que são atendidas na unidade

Para a diretora da UBS Arminda Gomes, Shirley Souza, o Outubro Rosa é um momento de destaque, mas o cuidado com a saúde da mulher é permanente. “A UBS está de portas abertas durante todo o ano para receber todas as mulheres, mas tiramos um dia específico para reforçar a importância da prevenção e do autocuidado, porque quando a doença é descoberta tardiamente, o tratamento se torna mais difícil”, destacou.

Um dia de carinho e muito cuidado

A aposentada Maria das Graças, de 74 anos, contou que faz seus exames todos os anos e que o cuidado constante é fundamental. Foi por esse cuidado constante que, há cerca de cinco anos, ela descobri um nódulo na mama direita ainda no início.

“Fiz a biópsia e foi benévolo, graças a Deus. Fiz todo o tratamento e acompanhamento médico e hoje estou ótima. Para uma mulher da minha idade, eu vejo que estou bem, eu me cuido mesmo. Não tenho pressão alta, diabetes, nenhuma dessas doenças”, disse.

A aposentada Maria das Graças, de 74 anos, contou que faz seus exames todos os anos

A professora Gleide Santiago também participou da ação e destacou o acolhimento da equipe. “Vim fazer o serviço de rotina do Outubro Rosa: consulta, teste, preventivo e o que for preciso. O acolhimento foi primordial, as meninas e agentes de saúde são muito atenciosas. A gente vê o cuidado em cada detalhe, até na ornamentação”, comentou.

Entre os serviços de beleza e bem-estar oferecidos, Iderly Cabeleireira, que atua há 35 anos e participa frequentemente das ações na unidade, destacou a alegria de contribuir. “Já cheguei a atender cerca de 28 pessoas em um só dia. É gratificante participar e contribuir com o bem-estar das pessoas e, principalmente, das mulheres”, contou.

Para Gleide Santiago, o acolhimento foi primordial e elogiou o atendimentos das agentes de saúde

Ações ocorrem ao longo do ano

O Outubro Rosa é muito mais do que um mês de conscientização. É um movimento de cuidado, de amor à vida e de mobilização coletiva em torno da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

“Aqui em Boa Vista, temos trabalhado incansavelmente para garantir que cada mulher tenha acesso a informações, exames e acompanhamento médico de qualidade. Nossas unidades básicas de saúde estão de portas abertas e com o novo Concurso da Saúde vamos ampliar o atendimento e oferecer mais consultas, mamografias e citologias, porque acreditamos que cuidar da saúde feminina é cuidar do futuro da nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune.

Iderly Cabeleireira, atua há 35 anos na área da beleza e participa frequentemente das ações na unidade,

Ele destacou ainda que o Outubro Rosa também é um convite à reflexão e à solidariedade. “É o momento de lembrar que o autocuidado deve ser uma prioridade, e que o apoio da família, dos amigos e da comunidade faz toda a diferença. Queremos que cada mulher saiba: você não está sozinha”, disse.

O secretário destacou ainda que prevenção é o melhor remédio. E quando o diagnóstico vem cedo, as chances de cura são muito maiores. A prefeitura reforçou durante o mês de outubro as ações de prevenção, mas as UBSs estão disponíveis todo o ano para que as mulheres busquem atendimento.

“Durante este mês, promovemos ações educativas na Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM), em outras secretarias municipais, promovemos também rodas de conversa nas UBSs, ampliamos os atendimentos na Carreta da Mulher, cujos eventos unem saúde e acolhimento. Cada gesto, cada palavra e cada exame realizado são passos concretos na luta contra o câncer”, pontuou.