Prefeitura faz operação conjunta para garantir segurança e uso adequado das praças públicas
Comércio irregular, ocupações indevidas e consumo de álcool por menores de idade, estão entre as fiscalizações

Por Ráyra Fernandes
há 2 horas
A Prefeitura de Boa Vista promoveu neste fim de semana uma operação integrada em diversas praças e bairros da capital, com o objetivo de coibir práticas ilegais, garantir a ordem pública e orientar a população sobre o uso adequado dos espaços públicos.
As equipes fizeram patrulhamento ostensivo, preventivo e comunitário na Praça do Cambará, e também nos bairros Paraviana, Dos Estados, Mecejana, Caimbé, Sílvio Leite, Senador Hélio Campos e Raiar do Sol. Houve fiscalização do comércio irregular, ocupações indevidas, consumo de álcool por menores de idade e o uso de som acima do limite permitido por lei.

Ao todo, três adolescentes foram encontrados desacompanhados, sendo entregues aos responsáveis pela equipe da Vara da Infância. Ocorreram também ações educativas com moradores e frequentadores das praças, com orientações sobre o uso responsável dos espaços públicos e o respeito às normas de convivência.
Coordenada pela Guarda Civil Municipal, a operação contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Saúde (SEMSA), Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI) e da Vara da Infância e Juventude.

De acordo com o secretário Adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antonio Carlos de Lima, a operação resulta na redução de ocorrências relacionadas à desordem, vandalismo e consumo indevido de substâncias por menores, além de aumentar a sensação de segurança da população.
“A atuação conjunta foi fundamental para o sucesso da operação. Nosso objetivo é garantir que os espaços públicos da cidade sejam utilizados de forma segura, ordenada e em benefício de todos. A iniciativa ainda fortalece a integração entre os órgãos municipais e ajuda no planejamento de novas ações preventivas”, afirmou o secretário.
