Prefeitura instala cabines de hidratação para pessoas e pets nas praças de Boa Vista
Equipamentos garantem água potável e bem-estar, para incentivar permanência dos moradores nos espaços públicos, especialmente durante atividades físicas e momentos de lazer

Por Jaqueline Pontes
há 4 horas - Última atualização há 4 horas
Em locais com temperaturas elevadas, como Boa Vista, é extremamente importante manter o corpo bem hidratado. Como a água auxilia a regular a temperatura corporal, a prefeitura está instalando cabines de hidratação em praças da cidade, oferecendo água potável gelada e natural, tanto para as pessoas quanto para os pets. Nessa segunda-feira, 13, o Complexo Ayrton Senna recebeu o primeiro equipamento.
Inicialmente, serão instaladas três cabines. A segunda unidade será implantada em até sete dias em outro ponto de Boa Vista. O prefeito Arthur Henrique explica que essa iniciativa promove saúde, bem-estar e incentivo à permanência dos moradores nos espaços públicos, especialmente durante atividades físicas e momentos de lazer da população do município.

“A prática esportiva é muito presente nas praças de Boa Vista, com o pessoal jogando futebol, vôlei, praticando atletismo e ciclismo. Com um olhar para isso, a gente percebeu a necessidade de hidratação. Por isso, a necessidade de implantação dessas cabines. Contamos com a população para cuidar desse equipamento. É também um projeto ambiental, reduzindo o consumo de garrafas plásticas”, disse.
Bem-estar e meio ambiente

Com marcador, a cabine de hidratação registra a quantidade de resíduos plásticos economizados, à medida que a população faz uso de garrafas reutilizáveis. Além de reforçar o cuidado com a saúde, os equipamentos contam com adaptações para os animais, garantindo conforto e acessibilidade para todos.
A falta de água no corpo pode causar fadiga, falta de concentração e queda no desempenho físico. Desta forma, ao beber água, o corpo recebe auxílio para controlar a temperatura e mantê-lo confortável. A recomendação padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 35 ml de água por quilo de peso corporal por dia. Já em dias quentes, a necessidade pode subir para 45 ml.

Exemplo prático: Para uma pessoa de 70 kg, a ingestão diária seria de cerca de 2,5 litros em condições normais e pode chegar a 3,1 litros em períodos de calor intenso. Susane Dias, de 21 anos, faz caminhada com frequência nas praças de Boa Vista e aprovou a novidade. A estudante aproveitou para hidratar Black, o cachorro de estimação da família.
“Quando a gente está fazendo caminhada ou correndo, sempre vem o cansaço, já que aqui é muito quente e encontrar um lugar como esse, com água gelada, é ótimo. Quando trago meu Black para passear, eu sempre preciso trazer água para mim e para ele, sem contar que necessito controlar a guia. Às vezes são muitas coisas para dar conta. Agora, os passeios estão mais agradáveis”, destacou.

Parceria parlamentar
O projeto implantando na capital conta com o apoio do deputado estadual Marcinho Belota. “Eu tenho certeza de que esse ponto de hidratação vai ajudar muita gente a se hidratar e ter uma saúde melhor. A água fresca é um dos maiores aliados para garantir a saúde dos pets. No calor, os animais perdem líquidos rapidamente e podem sofrer com a desidratação”, contou o parlamentar.
