SuperAutor Autores mirins brilham em dia de autógrafo na Escola José David Feitosa
A iniciativa criada em 2022 celebrou seu ano mais brilhante, lotando o pátio com famílias e jovens escritores orgulhosos de suas obras
Por Lucas Aires
há 8 horas - Última atualização há 8 horas
Esta sexta-feira, 31, foi de pura magia e orgulho na Escola Municipal do Campo José David Feitosa Neto, localizada no P.A. Nova Amazônia. O pátio da escola se transformou em um grande salão literário, no qual os verdadeiros astros foram 76 autores mirins, autografando suas próprias obras.
O evento intitulado de “Pequenos Leitores, Escritores Incríveis” está em sua 4ª edição e faz parte do programa nacional"SuperAutor", que celebrou um ano de dedicação, criatividade e sonhos colocados no papel, mostrando que toda criança pode ver sua história ganhar asas.
Uma jornada de persistência
A gestora Célia Costa, contou que a história do SuperAutor é uma prova de que devemos persistir nos nossos sonhos. Tudo começou em 2021, quando a escola ganhou um prêmio de gestão que levou a equipe para um evento em São Paulo. Foi lá, "dando de cara" com o estande do programa, que a ideia finalmente saiu do papel.
um prêmio de gestão que levou a equipe para um evento em São Paulo,
"Conversei com aquela equipe do SuperAutor tão animada, contei que já tinha tentado inscrever a escola outras vezes e não tinha conseguido. Eles me disseram: 'vamos fazer agora'. E foi assim, pessoalmente, que conseguimos concluir a inscrição", relembra Célia, com a emoção de quem revive um momento tão grandioso.
De volta à escola, a iniciativa foi abraçada pelos professores e apresentada às famílias. O início, em 2022, foi modesto, com 12 pequenos autores. "Alguns pais não aderiram por conta do custo, mas não desistimos”, contou.
Em 2023, o número saltou para 39 autores. Em 2024, foram 58. E em 2025, a escola celebrou a incrível marca de 76 autores mirins. "Para nós, é uma satisfação imensa. Mesmo com nossa estrutura simples, não deixamos de fazer o evento. Essa escrita desenvolve o gosto pela leitura, a concentração, a criatividade e nos faz conhecer ainda mais os nossos alunos", reflete a gestora.
Célia destaca a beleza das histórias, que falam do dia a dia das crianças. "São histórias que nos emocionam e que nem imaginávamos. É muito gratificante e o mais lindo é ver a interação com a família no momento da escrita, que fortalece ainda mais os vínculos”, contou.
Histórias Escritas com o Coração
Com apenas 6 anos, a autora Laura Vitória segurava com orgulho seu primeiro livro: "A Menina Laura e o Cachorrinho Steve". Ela contou, com a pureza que só uma criança tem, a história de uma amizade verdadeira. "O Steve era meu melhor amigo. Ele adorava brincar de bola e puxar corda na sua casinha", diz, sorrindo ao lembrar. "Mas um dia, ele ficou quietinho, doentinho. Levamos no veterinário, mas ele não resistiu. Fiquei muito triste", disse.
Mas a história de Laura tem um final reconfortante. Para ajudar a curar a saudade, ela ganhou um novo amigo: um gatinho. E ela já tem ideia para o próximo livro: “A aventura do seu novo bichano”.
Também em sua estreia literária, o autor Arthur Gabriel, de 7 anos, apresentou seu livro chamado "Uva". Com a leveza de um pequeno pesquisador, ele explicou sua paixão pela fruta e sua versatilidade. "Eu gosto muito de uva. Ela me deixa forte e saudável. Podem ser verdes ou roxas e crescem nas vinhas, lá no campo. Podemos fazer um monte de coisas gostosas como bolo, doces, sucos e até refrigerante. É a fruta mais saborosa”, garantiu.
SUPERAUTOR – Protagonistas de suas próprias histórias, os alunos são estimulados à autonomia e a criatividade em sala de aula, escrevendo e ilustrando um livro profissional de forma a contribuir com o processo de letramento e alfabetização. Escolas interessadas em ingressar no Programa devem fazer a inscrição por meio do site: https://superautor.com.br