Saúde

Campanha contra a Influenza inicia com vacinação de grupos prioritários em Boa Vista

O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde

Por Ana Gabriela Gomes

há 16 horas

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira, 3, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação acontece em todas as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município até o dia 28 de fevereiro de 2026. Durante a manhã, algumas unidades registraram boa adesão do público-alvo, entre elas, a UBS Pricumã.

O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde

Nesta primeira etapa, a vacinação é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e pessoas com deficiência permanente e doenças crônicas.

Seu Januário Costa mantém o cartão de vacinas atualizado

Januário Costa da Silva, de 78 anos, é usuário da unidade há mais de 20 anos e decidiu garantir o imunizante logo no primeiro dia de campanha. “Minha esposa e eu mantemos nossos cartões de vacina sempre em dia, porque a gente precisa se cuidar. Então, resolvemos vir logo. Todo cuidado é pouco na nossa idade”, disse.

"Aproveitei que estava indo ao mercado e vim logo me vacinar", contou Ygleide Fonseca

Ygleide Fonseca, de 64 anos, estava passando perto da UBS quando ouviu o anúncio da campanha na rádio e resolveu parar. “Moro no Buritis, mas para mim, esse é um dos postos com melhor atendimento. Aproveitei que estava indo ao mercado e vim logo me vacinar. Estou sempre atenta para não deixar de tomar nenhuma vacina”, contou.

Funcionários dos Correios devem se vacinar

Grupos prioritários são os primeiros a receber a vacina

O diretor municipal de Vigilância, Romildo Azevedo, destacou que o Ministério da Saúde anunciou a chegada de um novo grupo prioritário para a campanha atual: os funcionários dos Correios. Para garantir a vacina, basta se dirigir à UBS mais próxima com o cartão de vacina em mãos.

"O vírus da Influenza pode ter complicações rápidas se você não estiver protegido", disse o diretor de Vigilância, Romildo Azevedo

“A partir de hoje, todos aqueles que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para se vacinar. O vírus da Influenza pode ter complicações rápidas se você não estiver protegido, inclusive podendo levar à morte. Então a gente pede mais uma vez que esses grupos procurem uma UBS para diminuir as chances de qualquer complicação”, reforçou.