Educação

Curso de Robótica 2025 encerra com 10º Torneio Municipal reunindo mais de 60 alunos

Evento contou com desafios práticos, aprendizado e muita torcida das famílias

Por Wandilson Prata

há 2 horas

O Centro Municipal de Inovação (CMI) promoveu nesta terça-feira, 4, o 10º Torneio Municipal de Robótica, reunindo mais de 60 alunos com idades entre 9 e 14 anos. Promovido na sede da instituição, o evento marcou o encerramento do curso de 2025, iniciado em agosto desse ano e contou com a entrega de certificados aos participantes.

A Robótica Educacional está presente em todas as escolas do município. De acordo com o coordenador do projeto no CMI, Pedro Ribeiro, o curso extracurricular tem carga horária de 40 horas e permite que, durante as competições, os alunos coloquem em prática tudo o que aprenderam sobre trabalho em equipe, programação, montagem de sensores, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

Pedro Ribeiro destaca que a robótica estimula o trabalho em equipe entre os alunos.

“O curso de Robótica é um grande diferencial na vida dos estudantes, pois estimula o raciocínio, a criatividade e a expressão. Acompanhamos a evolução de cada um e é gratificante ver alunos, que no início eram mais tímidos e retraídos, hoje participando ativamente, confiantes e executando todas as atividades propostas”, destacou o coordenador.

O desafio proposto às equipes foi programar um robô capaz de cumprir quatro fases, buscando o melhor desempenho no menor tempo possível. Entre os participantes estava André Felipe, de 14 anos. “Sempre me identifiquei com a área de tecnologia e robótica, muito por influência do meu pai, que também é apaixonado por essa área. Foi uma experiência incrível participar do curso e já estou com saudades dos meus amigos”, afirmou.

Equipes programaram robôs para cumprir desafios no menor tempo possível.

A competição ficou ainda mais emocionante com a presença dos pais, que foram prestigiar e torcer pelos filhos. Entre eles estava Leonardo Figueiredo, 33 anos, pai de Murilo Igor Alves, de 11 anos. “É sempre importante estarmos presentes nesses momentos com nossos filhos. Faço questão de apoiar o Murilo, porque a área da tecnologia sempre despertou o interesse dele. Foi emocionante vê-lo competir. Eu vibrava a cada fase que ele conseguia avançar”, contou o pai, orgulhoso.

Leonardo faz questão de apoiar o filho Murilo em cada conquista.

Confira a classificação dos três primeiros lugares:

Turma da manhã

1º Lugar

Maria Isadora Torres de Lima

Anthony Lima Paiva

2º Lugar

Deyvid Guilherme Lacerda Cardoso

Henrique Dos Anjos Pires

3º Lugar

Kaynan Gabriel Menezes Pacheco

Pedro Henrique Aires Costa

Equipes da tarde

1º Lugar

Maria Luiza Torres Da Silva

Mariana Marques Macedo

2º Lugar

André Felipe Nunes Quadros

Filipe Asaphe Nascimento Vieira

3º Lugar

Joao Kleber de Souza Damasceno

Pedro Arthur Carneiro Rodrigues Gomes

 

Confira mais fotos aqui!