Dia de Finados reúne centenas de visitantes no Cemitério Municipal
Familiares e amigos prestam homenagens e relembram momentos com entes queridos
Por Ráyra Fernandes
há 13 horas
Neste domingo, 2, Dia de Finados, o cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, recebe centenas de visitantes para homenagear os entes queridos. Famílias inteiras e amigos se reúnem para fazer orações, mantendo assim as memórias vivas.
A dona de casa Rosário Oliveira, visita o cemitério todos os anos, sempre ao lado da filha. “Viemos visitar minha sobrinha, meu pai e minha afilhada. É um gesto de amor, carinho, de nunca deixar esse dia passar em branco. Trouxemos flores como forma de demonstrar respeito e afeto", contou.
O movimento de visitantes também impulsiona as vendas de flores, velas e arranjos artesanais e garante renda extra a muitas famílias. "A minha avó faz os arranjos e quando chega nesses dias, a gente se junta para ajudá-la, dá apoio e auxiliar nas vendas", disse a estudante Laís Duarte.
Segundo a Secretaria Municipal de Conservação Pública (SMCP), a movimentação está tranquila, com reforço na segurança feito pela Guarda Civil Municipal e organização do trânsito sob responsabilidade da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN).
Já a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), atua na organização dos vendedores ambulantes, garantindo que o espaço funcione de forma segura, limpa e ordenada para receber a população.
“O Cemitério Municipal segue aberto até às 22h. A orientação é que os condutores fiquem atentos, pois um trecho da Av. Paulo Coelho está interditado. A novidade deste ano é o novo estacionamento, na parte de trás do espaço, onde os visitantes podem estacionar com mais conforto e segurança", destacou o superintendente da Secretaria Municipal de Conservação Pública, Rômulo Almeida.
Missas foram celebradas às 6h e 9h da manhã. À tarde, haverá celebrações às 17h e às 18h, sendo esta a última do dia. "A gente reforça que há contêineres espalhados pelo local para o descarte adequado de resíduos, como embalagens de velas e garrafas d’água. A recomendação é que os visitantes levem água e proteção contra o sol, como chapéus ou sombrinhas", finalizou Rômulo.