Grupamento de Proteção Ambiental atua na preservação da fauna e da flora em Boa Vista
Integrante da Guarda Civil Municipal, equipe especializada resgata animais silvestres e combate infrações ambientais na capital
Por Ráyra Fernandes
10/11/2025
O cuidado com os recursos naturais é prioridade para o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista. Criada há 7 anos, a equipe atua no atendimento a denúncias de crimes ambientais e no resgate de animais silvestres.
Entre as principais atribuições do GPA estão o patrulhamento preventivo e repressivo em áreas de proteção à natureza, praças, reservas e lagos. Isso para evitar ações que prejudiquem o meio ambiente e garantir a conservação das belezas naturais de Boa Vista.
Segundo o inspetor Vilmo Cardoso, o grupamento recebe diversas entregas voluntárias de animais silvestres, dentre eles, jabutis. “Nesses casos, nossa equipe vai até o local, faz o resgate e a entrega segura ao Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana, garantindo o bem-estar do animal e a preservação das espécies”, explicou o inspetor.
Estrutura e parcerias
Atualmente, o GPA conta com 28 agentes, que atuam tanto na área urbana quanto na área rural e nas comunidades indígenas de Boa Vista. Além das ações voltadas à fauna, o grupamento também apoia outras frentes da Guarda Municipal e participa de operações conjuntas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Por meio de um convênio firmado com a SEMMA, o Grupo de Ação Ambiental passou a ter mais autonomia para atuar em ocorrências ambientais. A parceria permite que o grupamento atenda com agilidade e eficiência denúncias rotineiras, como casos de poluição sonora, queima irregular de lixo e descarte inadequado de resíduos sólidos.
“A ampliação do poder de atuação fortalece a fiscalização e contribui diretamente para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população de Boa Vista. Além disso, o GPA presta apoio a órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pela fiscalização ambiental, sempre que solicitado”, explicou o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antônio Carvalho Filho.