NOVEMBRO AZUL - Prefeitura promove sensibilização para servidores da Saúde de Boa Vista
Os profissionais receberam orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e fatores de risco
Por Ana Gabriela Gomes
há 3 horas - Última atualização há 3 horas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promoveu na manhã desta terça-feira, 25, uma ação de sensibilização voltada aos cuidados com a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A atividade integrou a programação do Novembro Azul da prefeitura e contou com palestras, além de roda de conversa com especialistas.
Os servidores receberam orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e fatores de risco, reforçando a importância de manter os exames em dia. O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, destacou o compromisso da gestão com ações de promoção à saúde.
“Quando detectado precocemente, a chance de cura é muito maior. Então, estamos aqui sensibilizando os homens, explicando e conscientizando, principalmente, quem tem casos de histórico familiar ou que já chegou aos 50 anos”, disse.
A palestra principal foi conduzida pelo médico Everton Walczak, especialista em saúde do homem. Ele ressaltou a necessidade de se quebrar tabus e incentivar o público masculino a buscar atendimento.
“Esses espaços são importantíssimos para desmistificar algumas coisas e fazer com que o homem se sinta mais à vontade para procurar uma consulta. É um público ainda resistente, que dificilmente procura uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Então, precisamos manter essa vigilância e disseminar essas informações durante todo o ano”, explicou o médico.
Quem cuida, também deve se cuidar
O momento foi bem recebido pelos servidores, que compartilharam suas percepções sobre o momento. Para Gilmar Reis, iniciativas como essa fortalecem o aprendizado e reforçam a necessidade de se cuidar. “Sempre temos esses momentos de reaprendizado e quebra de tabus”, contou.
Para João Neto, a rotina faz com que os homens deixem a saúde para depois em muitos casos. “O homem já tem essa resistência a procurar ajuda. A gente percebe que precisa se cuidar e que não pode deixar para depois. Para cuidar de quem amamos, também precisamos nos cuidar”, comentou.