Cultura

Orquestra do IBVM leva musicalidade boa-vistense ao Teatro Amazonas

Músicos se apresentaram nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6, com participação de músicos da Orquestra de Violões da Amazônia (OVAM)

Por Fábio Cavalcante

há 23 horas - Última atualização há 5 horas

Na cidade de Manaus desde o início do mês, a Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) subiu ao palco do Teatro Amazonas pela primeira vez, onde apresentou dois concertos especiais nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6, frutos de uma parceria artística firmada com a Orquestra de Violões do Amazonas, a fim de fomentar a troca de experiências e a difusão cultural promovida em ambas as capitais.

Sob regência do maestro Beany Cabrera e com participação de músicos solistas da OVAM – Benjamin Prestes, Davi Nunes, Wagner Tiburtino e Ykaro Sousa – a orquestra apresentou obras como Concerto Grosso – Op 3 n.8, de Antonio Vivaldi; Recuerdos de La Alhambra, Francisco Tarrega; Concerto de Aranjuez – Adagio, de Joaquim Rodrigo, “Maestros Cantores de Nuremberg” de Richard Wagner e Sinfonia Nr 8 em Sol Maior, de Antonín Dvořák.

Para o maestro, a apresentação em Manaus, sobretudo no palco do teatro mais famoso da Amazônia e de renome internacional, foi um dos marcos para a sinfônica do IBVM, representando o trabalho desenvolvido em Boa Vista na formação de músicos e artistas e na produção cultural.  Além disso, a receptividade do público foi sensacional, na avaliação do diretor artístico do IBVM, uma vez há uma forte vivência nos concertos e óperas em Manaus.

“Tocar no teatro Amazonas é um sonho para todo instrumentista ou músico de orquestra. Estamos falando de um teatro que tem mais de 100 anos de história e com uma beleza impressionante, onde se apresentam artistas nacionais e internacionais de grande renome. Para nós, foi um sonho realizado poder levar a orquestra, que já faz um trabalho consolidado com alunos avançados e professores do IBVM”, comentou.

Beany Cabrera, regente e diretor-artístico: "Tocar no teatro Amazonas é um sonho para todo instrumentista ou músico de orquestra" (Foto: Fabiane Barros)

A parceria do IBVM com a OVAM já conta com cerca de dez anos. Em 2017, a Orquestra de Violões do IBVM se apresentou junto aos músicos amazonenses no teatro, numa troca de conhecimentos. Músicos da OVAM estiveram em Boa Vista por diversas ocasiões. Inclusive, seu regente, o maestro Davi Nunes, já atuou na direção musical de espetáculos do Natal da Paz.

“Vendo o grande desenvolvimento e evolução das orquestras durante todo esse período, o maestro Davi nos fez esse convite para podermos participar juntamente com eles, não somente oportunizando à orquestra tocar no Teatro Amazonas, como também acompanhar quatro solistas da OVAM em concertos de violão”.

Maestro Davi Nunes, coordenador da Orquestra de Violões da Amazônia (OVAM), que firmou parceria com o IBVM (Foto: Fabiane Barros)

 

Confira mais imagens da apresentação: 

Fotos: Fabiane Barros