Trânsito

ÁLCOOL ZERO, EU APOIO - Ação reforça conscientização e segurança no trânsito em Boa Vista

Campanha iniciou neste domingo, 14, pela Praia do bairro Caçari

Por Ráyra Fernandes

há 2 horas - Última atualização há 2 horas

A Prefeitura de Boa Vista promove neste mês de dezembro, a ação “Álcool Zero, Eu Apoio”, uma iniciativa voltada à conscientização da população sobre os riscos da combinação entre consumo de álcool e direção. A campanha desenvolvida pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) iniciou neste domingo, 14, pela Praia do bairro Caçari.

O objetivo da ação é alertar motoristas e pedestres sobre a importância da responsabilidade no trânsito, reforçando que a preservação da vida deve estar sempre em primeiro lugar. Durante as abordagens educativas, equipes da SMTRAN orientaram condutores e distribuíram leques informativos, incentivando escolhas seguras ao volante.

 

A campanha desenvolvida pela Superintendência Municipal de Trânsito

 

A secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) utilizou ainda, seus novos etilômetros passivos, que detectam a presença de álcool pelo sopro. Segundo a secretária adjunta de Segurança e Ordem Pública, Neurimar Macedo, a iniciativa é necessária, especialmente neste período do ano.

“Com a chegada do fim de ano, marcado por muitos eventos, festas e também pelo verão, muitas pessoas aproveitam para se divertir nas praias, queremos reforçar uma mensagem importante: se beber, não dirija. A maior parte dos acidentes de trânsito nos finais de semana está diretamente relacionada ao consumo de álcool ao volante”, disse.

 

Banhistas participaram de atividades durante a ação

 

Na praia foram feitas atividades com banhistas. “Usamos os óculos que simulam embriaguez. Eles mostram ao condutor os efeitos reais de dirigir alcoolizado. Nosso objetivo é orientar, alertar e com isso salvar vidas”, explicou o gerente de Prevenção e Educação para o Trânsito, Ney Brito.

O médico Igor Vieira, de 34 anos, estava na praia e teve a oportunidade de participar da simulação. “A experiência foi bem próxima da realidade. A gente perde a noção de profundidade, o equilíbrio e até mesmo a percepção visual. Fica evidente o quanto seria arriscado dirigir nesse estado. É importante que as pessoas entendam o risco de tirar a vida de alguém inocente por uma decisão irresponsável”, contou.

 

Ação segue em pontos estratégicos da capital 

 

A campanha continuará com blitz educativas em vários pontos da cidade. A ideia é reforçar que segurança no trânsito começa com escolhas responsáveis.