Saúde

Boa Vista apresenta experiências de sucesso na Atenção Primária durante evento do SUS em Brasília

Entre os temas abordados foram as escalas de Vulnerabilidade Familiar e Odontológicas

Por Ana Gabriela Gomes

há 7 horas

O município de Boa Vista marcou presença na 3ª Conferência Nacional de Planificação à Saúde do SUS e no 1º Encontro Internacional de Promoção da Saúde, em Brasília. Ambos os eventos reuniram experiências exitosas de municípios e estados brasileiros que aderiram ao processo de Planificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a programação, Boa Vista apresentou a experiência com a Escala de Vulnerabilidade Familiar (EVFAM) e a Escala de Vulnerabilidade Odontológica (EVO), instrumentos estratégicos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS) do município.

“As ferramentas oferecem um olhar ampliado e informações qualificadas que auxiliam as equipes de saúde na organização do processo de trabalho, na priorização do cuidado e no acompanhamento mais efetivo das famílias e dos usuários. Fiquei realmente honrado em representar o município”, disse o responsável técnico municipal do Planifica SUS, Rafael Rodrigues.

Rafael Rodrigues durante apresentação em Brasília

Escalas Familiar e Odontológica

Além da análise da vulnerabilidade social, a EVFAM avalia aspectos econômicos, familiares, condições de saúde, situações de violência e outras dimensões que impactam diretamente o cuidado. Com isso, a escala possibilita uma compreensão mais integral da situação de cada família.

Já a EVO analisa a saúde bucal para além do acesso ao consultório odontológico. O instrumento considera aspectos orgânicos, multissistêmicos e sociais, tendo a saúde bucal como parte essencial do cuidado integral e não apenas como resposta a episódios de dor ou urgência.

“A participação de Boa Vista no evento reforçou também o compromisso do município com a qualificação da Atenção Primária à Saúde, o fortalecimento do cuidado integral e a troca de experiências que contribuem para o aprimoramento do SUS”, destacou Rafael.