Saúde

Com capacitação contínua, prefeitura eleva eficiência do Samu Boa Vista

A atuação do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) foi um dos destaques do ano

Por Ana Gabriela Gomes

há 2 horas - Última atualização há 2 horas

Encerrando as atividades de 2025 do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu BV) reuniu os socorristas na noite desta sexta-feira, 12, para um momento de confraternização e apresentação do balanço da unidade.

Entre os destaques do ano está a consolidação do NEU. Com treinamentos mensais voltados a temas variados e conduzidos por instrutores qualificados, o núcleo tem impactado diretamente na qualidade dos atendimentos prestados à população.

A apresentação do balanço marcou o encerramento das atividades do NEU em 2025

"O NEU se tornou referência em Boa Vista e em Roraima. Temos uma rotina constante de capacitações, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e isso reflete nos resultados nas ruas. Outro ponto forte é a integração com instituições como Exército, polícias e o Corpo de Bombeiros, nossos parceiros", disse.

"Tenho orgulho de vestir essa farda", disse Francisca Reis

Para a técnica em enfermagem Francisca Reis, as capacitações refletem diretamente na hora do atendimento. "O NEU contribui muito para o nosso trabalho. Todo mês temos cursos e novos aprendizados, sempre aprimorando nossa atuação. Tenho orgulho de vestir essa farda. Orgulho mesmo!”, afirmou.

O momento marcou a confraternização do Samu Boa Vista

Socorristas em ação

Com mais de 15 anos de atuação no Samu BV, a enfermeira La Paz explica que o fortalecimento da capacitação da equipe é um ponto fundamental para garantir qualidade no socorro à população, principalmente diante de casos mais complexos.

A enfermeira La Paz, ao centro, está há mais de 15 anos no Samu BV 

"O maior ponto que destaco é a evolução constante. As capacitações são essenciais para que os socorristas estejam sempre preparados. Nosso foco é oferecer um atendimento sempre melhor, com mais qualidade e maiores chances de sobrevivência para os pacientes", falou.

 

Balanço de 2025

Segundo o relatório operacional, de janeiro a novembro, foram mais de 10.700 atendimentos, 40% a mais em comparação aos 7.642 acionamentos de 2016. O aumento reflete uma série de fatores, como o crescimento e envelhecimento da população, aumento de doenças crônicas e acidentes de trânsito.

Os socorristas passam por capacitações mensais junto ao NEU

"Passamos de mil acionamentos por mês. Isso nos leva a olhar com preocupação para o futuro. Pensar em ampliação e renovação de frota, reforço de equipes e estrutura. Estar prontos para atender bem a população é o compromisso que seguimos firmes nesses dez anos em que estou aqui", destacou o diretor Luciano Coutinho.

 

Dados epidemiológicos

O Núcleo também fortaleceu o uso de dados epidemiológicos e sistemas digitais no Samu BV. Este ano, apontou predominância de atendimentos em adultos de 25 a 59 anos, com maior incidência entre homens (55%).

As simulações fazem parte do treinamento de acidentes do Samu BV

As principais naturezas clínicas atendidas em 2025 foram cardiovasculares, respiratórias, neurológicas, psiquiátricas e endócrinas, enquanto acidentes de trânsito, quedas e agressões lideraram entre as causas externas.