Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural
Com foco na agricultura familiar e no uso sustentável dos recursos, encontro em Boa Vista discute propostas
Por Jaqueline Pontes
há 5 horas - Última atualização há 5 horas
Nesta sexta-feira, 5, ocorre durante todo o dia, a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário voltada à sensibilização, debates e ações efetivas em prol do desenvolvimento do campo. Promovido pela Prefeitura de Boa Vista, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o evento traz como tema central “Brasil Rural: Raiz da Vida; Fonte do Bem Viver”.
Agricultores, representantes de entidades, gestores públicos e sociedade civil se reúnem para debater políticas públicas voltadas ao fortalecimento do campo. De acordo com o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, o encontro tem como foco, a construção de propostas que promovam a agricultura familiar, a produção sustentável, a geração de renda e a inclusão social no meio rural.
“Vamos discutir ideias que possam contribuir com um futuro melhor para o campo. A necessidade de acesso à terra, à água, às políticas públicas para incremento da produção, a fixação do homem no campo, evitando o êxodo rural e garantindo a sucessão familiar. São uma série de propostas debatidas para buscar um consenso e apresentarmos na Conferência Nacional, que vai ocorrer no próximo ano”, disse.
Famílias que vivem no campo
O diálogo aberto entre os participantes reforça o compromisso com um desenvolvimento equilibrado, que respeita o meio ambiente e valoriza quem vive e trabalha no campo. Produtora do P.A. Nova Amazônia, região do Truaru, Antônia Mourão produz maxixe, pimenta, batata-doce, cheiro verde, quiabo, banana, mamão, milho e goiaba com o apoio da Prefeitura de Boa Vista.
“Estou muito feliz em participar dessa conferência, pois acredito que vai trazer benefícios para nós, os produtores do campo e da agricultura familiar. Aqui, a gente vai formular um documento falando das necessidades da nossa comunidade. Estou achando excelente esse evento que é uma porta que a prefeitura está abrindo, ou seja, é a gente recebendo esse apoio e sendo ouvido mais uma vez”, contou.
Com a conclusão do evento, um relatório com até 30 propostas, sendo obrigatória, pelo menos 4 de cada eixo temático e 1 de cada eixo transversal, além da delegação municipal eleita, com 10 delegados titulares e cinco suplentes serão encaminhados à etapa estadual. Os debates sobre o desenvolvimento de políticas públicas para o meio rural ocorrem em todo o país.
Cinco eixos temáticos da conferência:
Papel da Agricultura Familiar frente as mudanças climáticas
Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da Agricultura Familiar
Reforma agrária e promoção do direito à terra, à água e ao território
Cidadania e Bem Viver
Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural.