AME

MULHERES NO TOPO - Com apoio da Prefeitura de Boa Vista, empreendedoras se destacam no Brasil

Val Bezerra e Iohanna Felinto são semifinalistas na competição de pitch com um plano de inovação

Por Ráyra Fernandes

há 3 horas

A força do empreendedorismo feminino em Boa Vista acaba de ganhar mais um capítulo de destaque nacional. Duas empreendedoras apoiadas pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV), da Prefeitura de Boa Vista, estão representando Roraima na Academia Para Mulheres Empreendedoras (AWE), programa internacional promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Val Bezerra e Iohanna Felinto, estão entre as 18 semifinalistas da competição de Pitch da Academia com um plano de inovação. Nesta quinta-feira, 4, elas chegaram a São Paulo para a etapa final do programa, onde apresentam seus planos de negócio e concorrem a prêmios que podem impulsionar ainda mais suas empresas.

 

Empreendedoras se destacaram em Programa do governo dos Estados Unidos com apoio da AME BV

 

Val Bezerra é proprietária da Daval Alimentos Amazônicos (@davalalimentos), empresa especializada em molhos de pimenta feitos com ingredientes regionais. Criada há apenas um ano e meio, a marca já se destaca pela originalidade e valorização da biodiversidade amazônica. O incentivo da AME foi fundamental para estruturar o negócio, organizar processos e ampliar a presença no mercado local.

“Chegar até aqui já é uma vitória. Somos semifinalistas. Viver isso é um sonho realizado. Representar o extremo Norte do Brasil é uma mostra de que não importa o lugar onde você está. Se quiser, consegue fazer a diferença no meio da multidão, não para ser melhor do que ninguém, mas para ser visto com o melhor que você tem. Basta buscar, persistir e buscar o apoio certo”, contou.

 

Val Bezerra é proprietária da Daval Alimentos Amazônicos

 

Já Iohanna Felinto Sousa, de 24 anos, é dona da loja Para Recordar – Canecas e Presentes Personalizados (@pararecordarbv). O empreendimento começou no ambiente virtual e cresceu rapidamente, principalmente com o apoio recebido pela AME. De um quarto para um ponto físico, ela diversificou seu catálogo e fortaleceu sua estratégia comercial. Hoje, a empresária colhe os frutos de uma gestão sólida e inovadora.

“O evento é uma grande oportunidade de conexão e troca com mulheres de todo o Brasil. Vai ser muito relevante para a minha jornada como empreendedora e para o crescimento da minha empresa. Voltaremos ainda mais motivadas e inspiradas para fazer o empreendedorismo acontecer, especialmente Boa Vista, uma capital que valoriza e incentiva quem empreende. Sou muito grata por estar aqui, com apoios que realmente fazem a diferença nesse momento", destacou.

 

Val Bezerra e Iohanna Felinto, estão entre as 18 semifinalistas da competição de Pitch da Academia com um plano de inovação

 

AME BV: referência no incentivo ao empreendedorismo

A participação evidencia o impacto das políticas públicas municipais na transformação de pequenos negócios. Desde sua criação, a AME BV investiu mais de R$ 8 milhões em micro e pequenos empreendimentos, beneficiando mais de 2 mil empreendedores. Destes, 74,2 % são mulheres. Se consolidado como referência no incentivo ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade econômica.

Segundo a diretora-presidente da AME BV, Luciana Surita, o sucesso das empreendedoras é também o sucesso de Boa Vista. "Uma cidade que investe em seu povo acredita no potencial local e segue construindo histórias de superação e protagonismo feminino no empreendedorismo. A presença de duas beneficiárias em um programa internacional é a prova concreta de que políticas públicas bem estruturadas podem mudar realidades e abrir portas", disse.

Por meio de capacitação, acesso a conhecimento, mentorias e apoio financeiro, a agência tem possibilitado que pequenos empreendedores expandam seus negócios e alcancem novos horizontes. Esse suporte que contribuiu para que Valdeniza Bezerra e Iohanna Felinto Sousa fossem selecionadas entre centenas de candidatas para a quarta edição brasileira da AWE.