RETROSPECTIVA 2025 - Conservação Pública: cuidado diário com a cidade marca o balanço do ano em Boa Vista
Ações da prefeitura garantiram prevenção de alagamentos, limpeza urbana, revitalização de praças e modernização da iluminação pública
Por Wandilson Prata
há 8 horas
Em 2025, a Prefeitura de Boa Vista apresentou um balanço positivo que reflete cuidado com a cidade e com as pessoas. Por meio do trabalho contínuo da Secretaria Municipal de Conservação Pública (SMCP), o ano foi marcado por ações que transformaram a rotina da população, com ruas mais limpas, espaços públicos revitalizados, prevenção de alagamentos e mais segurança nos bairros.
De acordo com o secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima, cada serviço executado reforçou o compromisso da gestão municipal em promover qualidade de vida, bem-estar e uma Boa Vista cada vez mais organizada e acolhedora.
“O nosso foco em 2025 foi manter a cidade funcionando bem todos os dias. Atuamos de forma preventiva na drenagem, intensificamos a limpeza urbana, cuidamos dos rios, praias e praças e avançamos na iluminação pública. São ações que fazem toda a diferença no dia a dia da população, garantindo mais segurança, conforto e qualidade de vida para quem vive em Boa Vista”, destacou o secretário.
Prevenção de alagamentos
Dentre os serviços executados em 2025, destaca-se ainda, a prevenção de alagamentos como uma das principais frentes de trabalho. Ao longo do ano, foram executados quase 4 mil serviços de limpeza, além da solução de pontos críticos de alagamentos, com a implantação do sistema de drenagem em diversos locais da capital.
As equipes fizeram a limpeza de cerca de quatro mil bocas de lobo. Segundo o secretário Daniel Lima, o trabalho preventivo fez a diferença com essas ações que reforçaram o escoamento das águas pluviais e contribuíram significativamente para a redução dos pontos críticos de alagamento.
“Mantivemos esse serviço de prevenção de alagamentos de forma ininterrupta durante todo o ano de 2025, atuando de maneira preventiva nas bocas de lobo e nas redes de drenagem, garantindo mais segurança para a população, especialmente no período chuvoso”, destacou.
Combate ao descarte irregular de lixo
O combate ao descarte irregular de resíduos também foi uma prioridade da SMCP. Entre janeiro e novembro, cerca de 12 mil toneladas de lixo foram retiradas de 164 pontos viciosos espalhados pela cidade.
Para conscientizar a população e reduzir os impactos ambientais e sociais, a prefeitura instalou 133 placas educativas em locais críticos e seguirá ampliando essa ação em 2026, conforme a necessidade.
Limpeza dos rios e praias da capital
A limpeza dos rios e praias urbanas recebeu atenção contínua ao longo de todo o ano. Por meio da coleta fluvial, aproximadamente 380 kg de resíduos foram retirados diariamente dos cursos d’água.
Nas praias da capital, a média semanal chegou a 2.900 kg de lixo recolhido, principalmente após os fins de semana, preservando o meio ambiente e a beleza natural da cidade. Todo o material coletado teve destinação correta, seguindo o cronograma da secretaria.
Revitalização das praças
A revitalização dos espaços públicos e Selvinhas da Amazônia também marcou o ano de 2025. Mais de 68 praças, distribuídas pelos bairros de Boa Vista, passaram por serviços de manutenção que incluíram pintura, recuperação de brinquedos e muretas, reparos em calçadas, alambrados, pavimentação com paver, meios-fios e paisagismo. As ações fortaleceram os espaços de lazer, convivência social e prática de atividades físicas.
Iluminação pública em LED
Outro destaque foi o avanço da iluminação pública. Boa Vista se consolidou como uma das primeiras capitais do Brasil a alcançar 100% da iluminação pública em LED. Em 2025, a Avenida Brasil (BR-174) recebeu mais de 9 km de iluminação no trecho o Hospital da Criança Santo Antônio e o Anel Viário. A tecnologia LED garante maior eficiência energética, durabilidade e melhor qualidade luminosa, além da redução de custos de manutenção.