Meio Ambiente

Com produção de mudas de árvores, Prefeitura de Boa Vista investe em arborização urbana segura e sustentável

Nos últimos quatro anos, o Horto Municipal preparou 115.646 mil mudas de plantas, destinadas para plantio em espaços públicos e doação aos moradores

Por Jaqueline Pontes

há 7 horas

Método fundamental para o sucesso da arborização urbana, a preparação de mudas de árvores garante plantio monitorado na cidade com o intuito de evitar prejuízos aos moradores e equipamentos públicos, além de assegurar o equilíbrio ambiental. Devido a esses benefícios, a Prefeitura de Boa Vista trabalha com planejamento e adaptação de espécies inseridas na capital.

Nos últimos quatro anos, o Horto Municipal preparou 115.646 mil mudas de plantas, destinadas para plantio em espaços públicos e doação aos moradores. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Santos, a arborização urbana deve ser planejada, pois o cultivo inapropriado de determinadas espécies pode danificar a rede elétrica, calçamento, moradias e colocar em risco a segurança da população.

 

Nos últimos quatro anos, o Horto Municipal preparou 115.646 mil mudas de plantas

 

“Ao plantar uma árvore, é necessário conhecer a espécie e suas características. Dessa forma, o plantio deve ocorrer no período e local adequado para garantir os benefícios e evitar problemas sérios, como na tubulação de esgotos e nas edificações. Uma arborização urbana planejada é importante, pois garante benefícios, como por exemplo, a redução da temperatura em zonas de calor”, disse.

Produção de mudas

Todo o processo de produção de mudas inicia com a seleção de sementes de alta qualidade, provenientes de árvores saudáveis, adaptadas ao clima e solo de Boa Vista. A partir de então, os grãos são plantados em mineral utilizado para germinação e levados à estufa, onde serão depositados em bandejas para os cuidados necessários, como irrigação regular, proteção contra pragas e exposição à luz solar adequada.

Com a germinação, essas sementes são plantadas em substrato fértil bem peneirado e levadas ao setor de quarentena, espaço de monitoramento do crescimento e adaptação. Ao atingir tamanho e resistência adequada, as mudas estão prontas para serem direcionadas ao viveiro, última estação no Horto Municipal. Em seguida ficam disponíveis para doação e plantio em local definitivo.

 

"Atenção deve ser constante para garantir que população receba uma muda de qualidade”, disse Daynara Araújo

 

Atualmente, o catálogo do horto possui cerca de 30 espécies de árvores, classificadas entre frutíferas, ornamentais e nativas, mas as equipes trabalham para ampliar esse número. Segundo a diretora do Horto Municipal, Daynara Araújo, a produção não para e desde o início do ano, o local já criou 5.040 mudas como andiroba, ipê, moringa, samaúma, cacau, palmeiras, abacaxi de salão, ata e jacarandá.

“Estamos nos preparando para o início das chuvas, período indicado para plantio das mudas em local definitivo, e consequentemente registramos um aumento nas doações. Aqui, o trabalho de preparação das mudas é minucioso, pois excesso de água e sol pode colocar em risco todo o trabalho, assim como a escassez. A atenção deve ser constante para garantir que população receba uma muda de qualidade”, contou.

“Boa Vista Verde”

Projeto que trabalha a urbanização da cidade, o “Boa Vista Verde” insere moradores no processo de construção de ambientes mais verdes e saudáveis. Nesta primeira fase, o Horto Municipal tem recebido doação de sementes de árvores para plantio em diversos espaços públicos, como escolas, prédios, canteiros, áreas de preservação permanente e mata ciliar.

 

Horto Municipal é localizado dentro do Parque Anauá e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 14h

 

Onde adquirir – Sementes para arborizar a cidade é uma ação transformadora que promove a conscientização ambiental e fortalece o vínculo dos moradores com a natureza. O espaço em que as sementes são recebidas, plantadas e as mudas preparadas para plantio, o Horto Municipal, localizado dentro do Parque Anauá, funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.