Social

"SÓ RORAIMA TEM" - Carnaval do Crescer contou com apresentações inspiradas em lendas e comidas típicas da terra

A festa visou desenvolver criatividade, valorização cultural e social dos integrantes

Por SEMUC

há 4 horas - Última atualização há 4 horas

O folclore da nossa terra é rico em sua diversidade, como a música, as comidas típicas, lendas e monumentos históricos. Por isso, o tema do Carnaval do Crescer nesse ano foi “Só Roraima tem”. A festa ocorreu nesta sexta-feira, 28, reunindo mais de 250 integrantes do projeto, com o objetivo de desenvolver a criatividade, valorização cultural e o social.

"Só Roraima tem" é tema do Carnaval Crescer 2025

A programação contou com a confecção de roupas, fantasias inspiradas em lendas e apresentação de comidas típicas, como a paçoca e damurida. Para a superintendente de Proteção Social da SEMGES, Cirlene Guerra, o evento foi essencial para reforçar a os vínculos, além de ressaltar a importância da cultura e tradições da terra.

Cada oficina ficou responsável por um produto, a Oficina de Artefatos em Madeiras e MDF apresentou a comida típica Damurida

“É um momento de integração com todos do Crescer. Aqui eles podem se expressar e mostrar talento e devoção à arte. O tema regional serve para mostrar a importância que eles devem ter com a própria cultura. Nós reconhecemos que atividades como essas são essenciais para a evolução dos participantes”, afirmou.

Além do desfile, a programação contou premiação de 1°, 2° e 3° colocado para as melhores produções

As 10 oficinas do projeto são: Convivência; Esporte, Cultura e Lazer; Sinalização e Educação para o Trânsito; Inclusão Digital; Artefatos em Madeira e MDF; Design de Corte e Costura e Criações; Artesanatos; Culinária e Panificação; Personalizados e Produtos Serigráficos e Oficina de Educação Ambiental e Compostagem. Cada uma ficou responsável por um produto cultural.

"Fico feliz em representar algo tão significativo como a nossa fauna e flora", contou Isabelly Bezerra

Isabelly Bezerra, 16 anos, participa da oficina de Educação Ambiental e Compostagem. Ela produziu uma fantasia inspirada na vegetação da Amazônia. “Amo carnaval, pular e dançar. É uma época do ano que me alegra bastante. E fico feliz em representar algo tão significativo como a nossa fauna e flora. O Crescer tem sido uma casa, onde me sinto abraçada por todos”, contou.