Educação

Educação de Boa Vista é destaque em premiação nacional de ética e cidadania promovida pela CGU

Um dos projetos consistiu na criação de óculos de realidade virtual, com uso de palha de Buriti

Por Marcus Miranda

25/03/2025 - Última atualização 25/03/2025

Boa Vista mais uma vez mostrou sua força no cenário nacional da educação. A Escola Municipal Palmira de Castro Machado foi premiada com o 1º lugar estadual na categoria “Mobilização” do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). A conquista é fruto do trabalho coletivo e criativo dos alunos do 3º ano A, com o projeto “Board Buriti – Uma tecnologia sustentável”.

Os alunos construíram óculos de realidade virtual feitos com cascas de buriti, aliando sustentabilidade e inovação tecnológica. O equipamento é utilizado junto a um aplicativo desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI), por meio do projeto BV 128. Adaptado para celular, proporciona aos alunos um passeio imersivo pela história de Boa Vista.

Os óculos foram feitos de forma totalmente artesanal, com palha de Buriti

Além disso, o projeto contou com a participação dos professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o projeto “Viajando no Tempo”, que utiliza recursos tecnológicos para promover reflexões sobre história, cidadania e noções de temporalidade com estudantes com deficiência. Participaram 843 alunos e 30 professores, com a produção de 287 trabalhos entre desenhos e redações. Como prêmio, a unidade de ensino recebeu um Macbook e o certificado de “Escola Cidadã”.

Engajamento que faz a diferença

Segundo o gestor da unidade, Marcos Silva, a mobilização envolveu toda a comunidade escolar e foi incorporada aos projetos de aprendizagem.
“Trabalhamos temas como propaganda nas mídias digitais, combate ao cyberbullying e às fakenews, sempre de forma integrada com as habilidades socioemocionais. Os projetos ‘Board Buriti’ e ‘Viajando no Tempo’ foram exemplos claros de como aliar tecnologia, inclusão e protagonismo dos estudantes. A criação do Espaço Maker Professora Maria das Graças também foi essencial para ampliar essas possibilidades”, afirmou

Os alunos Thiago Siqueira e Keilla Machado, ambos de 9 anos, relataram a alegria de participar da criação dos óculos

O entusiasmo dos alunos foi evidente. Thiago Siqueira e Keilla Machado, ambos de 9 anos, relataram a alegria de participar da criação dos óculos. “A gente gostou muito, principalmente da parte de montagem. Adoramos aprender sobre Boa Vista dessa forma, pois fica tudo mais divertido e interessante”, contaram.

Compromisso com uma educação de qualidade

Outro destaque do concurso foi a Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes. A aluna Adriana Garcia, da EJA, foi vencedora da categoria “Redação” com o texto intitulado “Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia”. A premiação será na noite desta terça-feira, 25, quando ela e seu professor orientador receberão Macbooks e certificados de reconhecimento.

“É um trabalho que transforma. Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo. O trabalho realizado nas escolas, por meio de parcerias como essa da CGU, está alinhado à BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e à nossa proposta curricular. É uma educação que desenvolve pensamento crítico e transforma vidas. Ver duas escolas da nossa rede entre as melhores do país é motivo de muito orgulho”, afirmou.

“A Prefeitura de Boa Vista vem acumulando reconhecimentos em nosso concurso ao longo dos anos", afirmou Celso Duarte

O coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU e superintendente adjunto do órgão, Celso Duarte, também destacou a importância da participação de Boa Vista. “A Prefeitura de Boa Vista vem acumulando reconhecimentos em nosso concurso ao longo dos anos. Isso demonstra o compromisso com a construção de uma sociedade mais ética e participativa, desde a infância”, concluiu.